sábado, 17 de março de 2012

Uso de anti-inflamatórios sem recomendação médica pode causar lesões renais

São muitos os motivos que levam as pessoas a utilizar anti-inflamatórios não hormonais sem receita médica – falta de tempo para procurar um especialista, pouco acesso ao sistema de saúde, confiança na recomendação de terceiros (farmacêuticos, parentes, vizinhos) etc. Ocorre que, assim como os antibióticos, hoje com uso restrito, os anti-inflamatórios podem ser prejudiciais à saúde quando não há prescrição médica.
Esse grupo de medicamentos, quando utilizado indiscriminadamente, pode levar a doença renal, caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função do rim. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, de 15 a 20 milhões de brasileiros são portadores de algum grau de doença renal e, o que é mais preocupante, a maioria não sabe que tem o problema.
Dra. Maria Alice Barcelos, médica do Centro de Rim do Hospital 9 de Julho, alerta para essa prática que, apesar de comum, pode gerar sérias consequências ao paciente. “Não consultar um médico antes de se medicar é assumir o risco de camuflar uma doença ou de desenvolver problemas renais graves”, esclarece.
Além dos anti-inflamatórios não hormonais, que podem diminuir a filtração do órgão, os analgésicos, quando usados continuamente e em grande quantidade, também causam lesão nos rins.
“A maioria das pessoas vai perdendo sua função renal silenciosamente até descobrir a doença já em estágio avançado. Por isso a inclusão nos check ups anuais de exames que medem a função do órgão é fundamental”, explica a Dra. Maria Alice, ao falar da importância de os pacientes pedirem aos médicos a dosagem de creatinina e ureia.
A médica informa que a capacidade de filtração do rim é definida em cinco estágios. “Geralmente os sintomas de doença renal crônica começam a aparecer quando o paciente já está no quarto estágio, momento em que a lesão renal já é grave”.
Veja abaixo os tipos de anti-inflamatórios mais conhecidos.
- Diclofenaco
- Ibuprofeno
- Naproxeno
- Indometacina
- Cetoprofeno
- Ácido mefenâmico
- Piroxican
- Colecoxib
A recomendação é só utilizar medicamentos sob recomendação médica.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails