domingo, 4 de março de 2012

Repensar, Reutilizar, Reciclar



Hoje em dia muito é falado sobre construir um mundo mais sustentável, mas você está fazendo sua parte para que essa meta seja atingida? Atitudes muito simples fazem a diferença na diminuição do impacto ao meio ambiente resultante de nossas ações diárias.

Pensando em ter ações que contribuem com a
saúde do planeta, conhecer os três -Rs pode ser uma boa oportunidade para começar fazer diferente em 2012. Reduzir, reutilizar e reciclar…

Conheça algumas dicas de como seguir esse conceito.


Reduzir:
para começar, o importante é avaliar tudo o que você consome diariamente e reduzir a utilização de certos objetos, produtos ou embalagens. Uma boa iniciativa é diminuir a compra de produtos descartáveis, desse modo à quantidade de lixo produzido por cada pessoa diminuirá. Procure sempre produtos mais duráveis. Não desperdice água, seja no banho, no escovar os dentes, no lavar o carro ou a calçada. Abrir e fechar a torneira várias vezes é melhor que deixar a água correr sem necessidade. Prefira utilizar sacolas ecológicas em suas compras de supermercado ou feira. Substituir pilhas comuns por recarregáveis, diminuiu o descarte delas em grandes quantidades. Apague a luz ao sair do local onde está.

Reutilizar:
com um pouco de criatividade é possível aproveitar diversas embalagens e materiais que antes iriam direto para a lixeira. Você pode se surpreender com as funcionalidades que encontrará ao repensar na utilização de alguns objetos. Um clássico exemplo de reutilização é o copinho do requeijão, que faz parte da cozinha de muitas donas de casa. Aproveite os dois lados das folhas de papel ou faça seus bloquinhos de anotações com folhas no qual só se utilizou um lado. Doe aquilo que ainda pode ser usado: roupas, sapatos, livros, Cds, Dvds, brinquedos, etc.

Reciclar:
apesar de diminuir o consumo e reutilizar alguns objetos, ainda terão coisas que em algum momento precisaram ser descartadas. Quando isso acontecer, recicle. Desse modo, você ajuda a diminuir a quantidade de resíduos que vão para os lixões, gera renda para catadores e cooperativas de reciclagem e contribui na diminuição de demanda de matéria prima. Informe-se para saber se no seu bairro existem catadores ou cooperativas que recolhem estes materiais e então separe-os para a doação.

Viu como
atitudes simples podem ajudar na boa manutenção do lugar onde vivemos? Não há nada melhor que estar em harmonia com o planeta sabendo que as próximas gerações poderão encontrar um mundo melhor para viver. Pense nisso!

Fonte: www.mundoverde.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails