quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O bom Personal Trainer!

No Brasil, as academias e o treinamento de força estão passando por uma nova fase quando se fala em profissionais da área, antigamente o professor de academia era o amigo do dono que tinha o maior braço, que malhava há anos ou aquele com o melhor porte físico; quando a Educação Física passa por um processo de auto-avaliação no período pós-ditadura até o início do século XXI, pasosu-se exigir profissionais preparados para atuar em academias, profissionais com formação específica para tal e com conhecimento teórico suficiente para aplicá-lo na prática da academia de ginástica.

O professor de Educação Física, ou o instrutor da academia, está dando lugar ao Personal Trainer, um profissional ainda mais capacitado, voltado para as particularidades do treinamento de força capaz de preparar um treinamento individualizado para cada um dos seus alunos(clientes). O advento deste novo profissional surgiu devido ás necessidades que os praticantes de musculação tinham e deveriam ser supridas para uma prática de atividade física efetiva, seja devido ao tempo curto disponível ou ainda a necessidade de uma atenção individual requerida pelo aluno durante a atividade física.

Pensando nos profissionais que já atuam nessa área ou ainda naqueles que pretendem atuar, relaciono abaixo algumas características essenciais que deveriam estar presente no perfil de um bom Personal Trainer.
PAIXÃO PELO QUE FAZ - Mostra que realmente faz o que faz por amor, por que gosta, e usa isso para superar obstáculos e resolver problemas.
LIDERA ATRAVÉS DO EXEMPLO - Não é o que tem o Deltóide “riscado” ou o Quadríceps “rasgado”, é aquele que demonstra ser equilibrado fisica e mentalmente, também em termos de alimentação, sono e treino.
DOTADO DE CONHECIMENTOS – É o que busca uma constante atualização de conhecimento, frequenta cursos, palestras e workshops, não é porquê terminou a graduação que ele sabe de tudo.
TOMA O LUGAR DO ALUNO - Procura demonstrar empatia pelo aluno e perceber a realidade conforme seu aluno a vê, não se por como um ser superior ao seu aluno.
É UM EDUCADOR - Procura mudar a visão do aluno sobre o treino, procura melhorar a aprendizagem do aluno, promove o desenvolvimento pessoal do aluno, procura adequar e criar novos e eficazes métodos de treino, contribui para a mudança de pensamento sobre sua área.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails