domingo, 4 de março de 2012

Como prevenir as dores nas costas das mães que tiveram bebês recentemente?

Como prevenir as dores nas costas das mães que tiveram bebês recentemente?A coluna já está fragilizada com o peso da barriga ao longo da gravidez e o abdome está flácido após o parto; carregar os recém-nascidos e bebês pode sobrecarregar ainda mais a musculatura das costas e dos braços e a coluna das mães recém-paridas. Por isso, a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (American Academy of Orthopaedic Surgeons) ofereceu algumas sugestões para ajudar essas mulheres a evitar este tipo de incômodo:

  • Procure iniciar a prática de exercícios leves, mesmo que em períodos de 15 minutos, após 8 semanas (para partos normais) e após 12 semanas (para cesáreas) do nascimento dos bebês. Vá aumentando gradativamente o tempo dos exercícios e o esforço físico. Atividades em água como hidroginástica e natação são uma boa opção.
  • Faça um esforço para retornar ao peso que você tinha antes da gravidez a partir de seis semanas após o parto. Alimente-se de maneira saudável incluindo frutas, verduras, legumes e muito líquido na sua dieta. Isto também ajudará na produção de leite.
  • Quando pegar o seu bebê no colo, não gire o seu corpo para apanhá-lo. Aproxime-se do bebê, dobre os joelhos, abaixe e levante-o próximo ao seu corpo, colocando o peso nas suas pernas. Firme o abdome para ajudar a não sobrecarregar sua coluna.
  • Use um acessório como um "Canguru Baby Bag" ou um "Carregador De Bebê Sling" para segurar o bebê, mas use-o na frente do seu corpo. Nunca coloque este acessório nas suas costas, próximo ao quadril.
  • Amamente o seu bebê sentada em uma cadeira. Não curve os seus ombros para ir até o bebê. Segure-o próximo ao seu corpo, apoiando o braço em almofadas ou travesseiros, e leve o bebê até o seio. Existem algumas almofadas próprias para amamentar. Mas você pode usar qualquer uma que tenha em casa. O importante é não ficar "curvada" durante a amamentação.
  • Quando colocar o bebê em um assento do carro, primeiramente sente-se no banco do carro, perto da cadeirinha, com o bebê no colo ou dobre o joelho apoiando-o no banco do carro ao invés de tirar o bebê do seu colo enquanto você ainda está de pé do lado de fora.
Fonte: ABC.MED.BR, 2012. Como prevenir as dores nas costas das mães que tiveram bebês recentemente?. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2012.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails