sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A lesão muscular




O que é lesão?

A lesão é caracterizada por uma alteração ou deformidade tecidual diferente do estado normal do tecido, que pode atingir vários níveis de tecido, assim como os mais variados tipos de células. As lesões ocorrem em função de um desequilíbrio fisiológico ou mecânico, por trauma direto ou indireto, por uso excessivo de um determinado gesto motor, ou até por gestual motor realizado de forma incorreta.

As lesões podem ser ósseas, musculares, articulares e ligamentares. As lesões podem ser interna ou externa, causada por trauma direto ou indireto.

As lesões podem ser qualificadas como:
Direta\ Contusão: Mais comum em esportes de contato
Indireta\ Distensão, contratura: Mais comum em esportes individuais

Contusão:

É uma lesão causada por um fato extrínseco, causado por trauma direto causado em ruptura capilar, sangramento e resposta inflamatória.

Distensão:

Quando uma unidade musculotendínea é excessivamente estirada ou forçada a se contrair contra uma resistência excessiva, excedendo seus limites de extensibilidade ou capacidade tensil.

Lesões acometidas por fatores mecânico ou metabólico, fator intrínseco.

Dor Muscular Tardia

Dor resultante de um exercício intenso ou realizado pela primeira vez, que gera uma ruptura tecidual, gerando micro lesões nas fibras musculares e desencadeia um processo inflamatório, causado a dor muscular.

Dor muscular generalizada que costuma ocorrer de 36 a 72 horas após o exercício.

Localização da lesão:
-Junção miotendínea (músculo com tendão)
-Ventre muscular
-Tendão
-Junção osteotendínea ( Osso com tendão)

Classificamos as lesões em 4 graus:

Grau 1: É uma lesão com ruptura de poucas fibras musculares, mantendo-se intacta a fáscia muscular.

Grau 2: É uma lesão de um moderado número de fibras , também com a fáscia intacta.

Grau 3:É lesão de muitas fibras musculares, acompanhada de lesão parcial da fáscia muscular.

Grau 4: É a lesão completa do músculo e da fáscia (ou seja , ruptura da junção mio-tendínea)

Diagnóstico

A Ultrassonografia é o recurso mais utilizado para diagnosticar a lesões musculares, mas também podem ser utilizados a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, podendo assim auxiliar no diagnóstico e ajudar no tratamento, tendo em vista que a correta localização da lesão é fundamental para o tratamento e o tempo previsto para o retorno da sua atividade esportiva.

Tratamento

Distensão Muscular: Crioterapia por 20 minutos 3x ao dia, diminuir a atividade física do músculo atingido (apenas utilizar os outros membros não envolvidos). Medicamentoso: relaxante muscular, antiinflamatório.

Contratura Muscular: Crioterapia 20 minutos 3x ao dia, diminuindo a atividade física do músculo atingido, fazer alongamentos não intensos. Medicamentoso: relaxante muscular, antiinflamatório.

Ruptura Muscular: Repousar o músculo afetado, crioterapia por 20 minutos 3x ao dia. Medicamentoso: antiinflamatório.

Prevenção

As lesões podem ser evitadas com um bom alongamento da musculatura esquelética, através de um bom condicionamento físico, aeróbico, e trabalhando a força física adequadamente.

*Por Marwan Lopes

Marwan Lopes é estudante do 4º ano de Fisioterapia da Universidade Paulista.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails