sábado, 24 de março de 2012

Sensação de formigamento, alterações táteis e térmicas podem ser sinal de neuropatia diabética

Mal que afeta 346 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes é temido não só por ser uma doença crônica, que acompanhará o paciente pelo resto da vida, mas também pelas sequelas. A OMS estima que, após 15 anos convivendo com a doença, até 35% dos diabéticos terão neuropatia diabética. Você que tem um diabético na família, já ouviu falar do problema? Sabe como identificá-lo?
Existem diversos tipos de neuropatia, que é o comprometimento dos nervos por algum desequilíbrio químico do corpo. No caso dos diabéticos desestabilizados ou com longo período de exposição à doença, os nervos sofrem um desgaste por causa das altas taxas de açúcar que circulam no organismo.“Diferentemente dos músculos que precisam de insulina para absorver a glicose, o nervo está totalmente exposto à substância”, explica o Dr. José Resende Neto, cirurgião vascular do Núcleo de Diabetes do Hospital 9 de Julho.
O desgaste gera uma ineficiência desses nervos, levando a dificuldades táteis, térmicas e da percepção da dor. “É importante ficar atento quando diabéticos reportarem perda de força, sensação de formigamento ou de que estão pisando em cascas de ovos. Nesses casos, é preciso informar ao médico que o acompanha”, salienta o especialista.
O agravamento do quadro dificulta a comunicação com o cérebro e o restante do corpo, levando à perda de sensibilidade na área afetada. “Neuropatia associada a alterações vasculares aumenta as chances de amputação em diabéticos entre 60% a 90%, dependendo da importância do problema circulatório”, alerta o Dr. Resende. Por isso, é fundamental que diabéticos mantenham a regularidade no tratamento, meçam com frequência os níveis de glicose e, em caso de oscilações, procurem um médico.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails