domingo, 18 de março de 2012

Sal e potássio: combinação fatal

Cuidado com o potássio e o sal

    Maior risco é de morte prematura

Não é novidade que o consumo exagerado de sal faz mal para a saúde. Agora, pesquisadores americanos descobriram que comer muito sal e ingerir alimentos com baixos níveis de potássio pode representar uma combinação fatal, pois pode aumentar o risco de morte prematura.

Nos EUA, o consumo de sal tem crescido muito desde a década de 70. Americanos estão ingerindo cerca de duas vezes o limite diário recomendado, sobretudo em razão dos produtos industrializados que contêm grandes doses de sódio nas suas composições. Estudos foram feitos para analisara os efeitos da ingestão de sódio e potássio em mais de 12 mil pessoas. Até o final do período de 15 anos, 2.270 participantes tinham morrido; 825 dessas mortes foram por doenças do coração e 433 por coágulos sanguíneos e derrames.

Segundo pesquisadores, os consumidores precisariam aumentar os níveis de potássio em sua dieta, comendo mais frutas e verduras frescas, como espinafre, uva, cenoura, batata doce e leite, e iogurte de baixo teor de gordura. É que o potássio tem a capacidade de neutralizar os efeitos do sal na dieta. Os cientistas explicam ainda que, se o sódio aumenta a sua pressão arterial, o potássio a diminui. Se o sódio retém água, o potássio ajuda você a se livrar dela.

Por Solange Bagdadi

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails