quinta-feira, 22 de março de 2012

A primeira mulher a correr uma Maratona - 1967



Ela desafiou as regras quando em 1967, em Boston, e se tornou a primeira mulher a correr uma maratona, um teste, até o momento, exclusivamente para homens.

Kathrine Switzer entrou na prova com o nome de KV Switzer e cruzou a linha de partida com o número 261 como um corredor do sexo masculino. Mas ela entrou para a história quando um dos juízes no meio da corrida viu e saltou atrás dela para parar, mas os outros corredores e seu marido pararam e "escoltaram" para que ele pudesse terminar a corrida com um tempo de 4 horas e 20 minutos. Quebrou o tabu de que "as mulheres não tinham força nem resistência para correr 42.195 metros".

Desde que a americana a corrida nunca mais foi a mesma: além de mostrar que as mulheres também têm força e resistência para percorrer 42 quilômetros, a corredora ajudou a criar provas específicas para o sexo feminino.

Até então ela já correu 35 Maratonas, ganhou a NY Marathon em 1974, e tem como marca um segundo lugar em 2:51.33 na Maratona de Boston. Atualmente é considerada a sexta melhor maratonista do mundo.

Esse é um dos momentos inesquecíveis da história da maratona, e um grande momento da fotografia.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails