sexta-feira, 5 de setembro de 2008

UMA VILÃ MUNDIALMENTE TEMIDA

Por Guilherme Freitas.

Ela é uma das doenças mais temidas pela humanidade. Hoje suas vítimas são cerca de 171 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mas até 2030 poderá haver o dobro de enfermes. Só no Brasil são 22 milhões doentes, ou 12% da população. Ela está no top 5 das doenças que mais matam pessoas no mundo e está cada vez mais perto do topo desta lista. Não estamos falando da hanseníase, AIDS ou obesidade, como o Blog da Comunicação já publicou em matérias anteriores. A vilã de hoje chama-se diabetes.

A diabetes ocorre por dois motivos. Um deles é a falta de insulina. Isso ocorre quando o pâncreas não produz essa substância ou quando ela é produzida em baixa quantidade. Por falta da insulina, a glicose não entra nas células. Este tipo de Diabetes pode ser contraído devido a infecções e chama-se Diabettes Mellitus tipo 1, ou DM tipo 1.O outro é quando existe um mau funcionamento ou uma diminuição dos receptores das células, pois a produção de insulina é normal. Como os receptores estão falhando a insulina não consegue fazer com que o corpo recebe glicose. Esta é a Diabettes Mellitus tipo 2, ou DM tipo 2, que dependendo do caso pode ser hereditária.

Além de atingir mais de um décimo da população brasileira, a diabetes também outras vítimas espalhadas pelo mundo. Portugal tem 500 mil diabéticos em seu território, ou 5% de sua população total. Nos Estados Unidos, um dos países menos saudáveis do mundo, existem mais de 6 milhões de diabéticos e cerca de 41 milhões com tendências pré-diabéticas segundo a American Diabtes Association. Segundo a OMS haverá um grande aumento no número de diabéticos na África e na Ásia até 2030.

A diabetes é uma doença que se caracteriza por complicar diversos setores do corpo humano. Seus principais sintomas são a poliúria (quando uma pessoa urina com freqüência), polidipsia (aumento na ingestão de líquidos) e polifagia (aumento no apetite), além da perda de peso e a fadiga. A poliúria faz com que o diabético perca muita glicose quando urina, causando uma desidratação. Com isso o individuo passa para a polidipsia, ingerindo líquido em excesso. Outra coisa que atrapalha o paciente diabético é a ingestão de bebidas com muito teor de açúcar em doses excessivas. Refrigerantes diets são recomendados para quem sofre desta doença.

Os médicos recomendam que um paciente com diabetes deve seguir um tratamento baseado em cinco conceitos: Conscientização e educação do paciente, alimentação e dieta adequada, vida ativa, medicamentos indicados (hipoglicemiantes orais e insulina) e monitoração dos níveis de glicose e hemoglobina glicada. Caso um diabético siga essas instruções ele terá menos problemas para adaptar a sua vida a doença e correrá menos riscos de complicar sua saúde.

A diabetes é uma doença crônica e atualmente não tem cura. Portanto se o paciente não se cuidar bem, tomar medicamentos de maneira correta pode acabar.

Para diabéticos é recomendável Refrigerante Diet. Crédito: Divulgação

Texto escrito por Guilherme Freitas, jornalista, blogueiro e um grande amigo que tenho.
Blog pessoal: www.
guilhermefreitas.zip.net
Blog da Comunicação:
www.blogdacomunicacao.com.br
O Blog da Comunicação é um projeto em constante desenvolvimento, que conta atualmente com 14 blogueiros, um espaço democrático de interação entre o jornalismo e a sociedade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pela divulgação Tho. Seu blog começou com tudo, muito bom. Parabéns. Adicionei ele na lista de favoritos do Blog da Comunicação e domingo vou publicar uma nota sobre seu blog. Abraços

Thomaz Silva disse...

Obrigado Gui, com a sua ajuda não poderia ser diferente.

Um grande abraço.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails