sexta-feira, 30 de março de 2012

Como funciona seu combustível na hora da corrida

Acho muito interessante a relação da atividade fisica com com a alimentação, pensando nisso convidei a nutricionista Dra. Thais Nabholz, para q voces corredores e praticantes de alguma atividade esportiva obtenham um conhecimento a mais sobre como seu corpo funciona, ou deve funcionar.

"A alimentação constitui o alicerce para a atividade física, pois proporciona o combustível para o organismo perante o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o objetivo que se deseja alcançar".
A prática de exercício associada a alimentação balanceada, produz um gasto energético que leva à perda de gordura e volume de forma total ou localizada, de acordo com o exercício que se fizer. Para obter bons resultados, é aconselhável combinar exercícios aeróbios, para diminuir a gordura acumulada, com outros específicos para tonificar os músculos.
A corrida é uma atividade aeróbia, onde há maior consumo de oxigênio, em que o oxigênio se liga a radicais livres e para prevenir a formação dos radicais livres durante o exercício, o corpo conta com as enzimas corporais (cuja atuação depende de uma série de minerais, como o zinco e o cobre) e com alguns alimentos, como a vitamina A (alimentos amarelo-alaranjados e verde-escuro), C, E (óleos vegetais, como canola e oliva) e selênio (castanha-do-pará). Desta  forma, a qualidade de sua alimentação é essencial conter fontes de alimentos antioxidantes, para evitar a fadiga  e a perda da massa muscular.
Qualquer pessoa que corra mais de 48 km por semana, ou treine no limite de 80% da frequência cardíaca máxima por pelo menos 5 horas todas as semanas, pode ter o risco de desenvolver uma lesão muscular causada pelo estresse de radicais livre.  Se o estresse causado pelo excesso de oxidação do organismo for muito alto, o corpo pode reagir com inflamações internas, além da queda no sistema imune, o que acaba comprometendo a saúde do esportista.

A nutricão adequada e a recuperação pós treino são pontos relevantes na nutrição esportiva e podem ser os grandes diferenciais os esportistas e atletas, cujo objetivo é perder peso de forma segura. O consumo de carboidratos antes de iniciar o exercício, deverá contribuir para um estoque muscular de glicogênio e promoverá maior disponibilidade de energia durante o exercício. Uma função importante dos carboidratos é a ativação do metabolismo da gordura como opção de energia e preservará sua massa muscular, o que pode retardar a fadiga e atuar positivamente na sua performance.
Durante o exercício, à medida que o exercício se prolonga por 1 hora ou mais, observa-se um aumento gradual na contribuição da gordura e, no exercício prolongado, a gordura pode fornecer até 80% da energia exigida, dependente da quantidade de oxigênio.
Outro fator importante durante o exercício, é que o corpo faz a adaptação necessária para a reposição de fluidos (água e repositor eletrolítico) e carboidrato. Se em dias normais a pessoa bebe 200ml de água por hora, nos treinos deve ingerir até 800ml/h. Isso exige uma adaptação prévia, para não haver desconforto durante o exercício.

Praticantes de atividade física de corrida confiam no corpo para realizar explosões musculares intensas; a desidratação é um problema que costuma ser negligenciado. Atletas que não percebem a desidratação podem pagar um preço alto com relação à energia e à concentração que são fundamentais para o sucesso.
Após o término do exercício as enzimas que ressintetizam o glicogênio muscular e o estímulo de recuperação das fibras musculares, estão intensamente ativados. Dessa forma, ingerir nutrientes antes e após o exercício é fundamental para perder peso e garantir a massa muscular.
Portanto, é importante que façam a reposição de energia para os músculos em 30 minutos e novamente no prazo de 2 horas para ajudar a reconstruir os depósitos de energia dos músculos prevenindo a perda de massa muscular.
Assim como os carboidratos e lipídeos, as proteínas são importantes para pós treino, contêm carbono, hidrogênio e oxigênio. No exercício aeróbio, alguns aminoácidos sofrem desanimação, sendo transformados em glicose (neoglicogênese), e oferecidos aos músculos ativos, podendo atender até 10-15% da necessidade total do exercício.
Contudo, o excesso de proteína pode ser prejudicial, pois pode ser armazenada nos depósitos subcutâneos de gordura e, além disso, o metabolismo de grandes quantidades deste nutriente pode representar um esforço exagerado para as funções hepática e renal. Seu papel primordial é o de construtora.
A adequação da sua alimentação associada à atividade física irá permitir uma perda de peso saudável e um melhor desempenho físico.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails