sábado, 2 de junho de 2012

O uso abusivo de esteróides anabolizantes no esporte



Principais tópicos

- Esteróides anabolizantes são substâncias consideradas "construtoras" de músculos que apresentam efeitos semelhantes aos da testosterona, principal hormônio sexual masculino. São consumidas por atletas que, com isso, esperam aumentar a massa corporal pouco desenvolvida, a força muscular, o vigor e a resistência.
- Embora não ocorra com todos, muitos atletas que aliam o uso de esteróides anabolizantes ao treinamento com pesos têm maior aumento da massa corporal e força muscular que o obtido somente através do treinamento. Não há provas sistemáticas de que os esteróides anabolizantes aumentem a velocidade em corridas, ou a resistência em competições esportivas prolongadas.
- Os efeitos colaterais, físicos e mentais do uso abusivo de esteróides anabolizantes em crianças e adultos são raros, mas constituem risco de vida. Basicamente, todos os atletas que utilizam esteróides em excesso sofrerão pelo menos um dos efeitos adversos menos graves dessas substâncias, incluindo distúrbios na produção de espermatozóides ou na menstruação, acne, queda de cabelo e perturbações psicológicas leves.

Introdução

Os esteróides anabolizantes ou seus produtos metabólicos foram detectados na urina de atletas de projeção mundial. Distribuidores de esteróides anabolizantes do mercado negro admitiram já ter vendido, em transações que envolvem milhões de dólares, essas substâncias a atletas de todas as categorias. Apesar do atleta dado pela mídia ao uso abusivo de esteróides anabolizantes no esporte, existe muita informação errônea sobre o assunto. Neste artigo, vamos descrever o que se sabe e o que não se sabe sobre os motivos que levam os atletas a abusarem dos esteróides anabolizantes, a extensão dessa utilização por vários grupos de esportistas, seus efeitos sobre o tamanho corporal e o desempenho atlético e, ainda, os diversos efeitos colaterais adversos associados ao uso excessivo de esteróides anabolizantes.

Resultados de Pesquisa

O que são esteróides anabolizantes e por que os atletas se utilizam deles?

Os esteróides anabolizantes utilizados no esporte são mais precisamente chamados de esteróides anabolizante-androgênicos. Incluem a testosterona, principal hormônio sexual masculino e derivados da testosterona quimicamente alterados. Os esteróides anabolizantes possuem propriedades anabólicas (construtores de tecido) e androgênicas (masculinizantes). A testosterona e os esteróides anabolizante-androgênicos sintéticos ligam-se a um receptor androgênico na musculatura do esqueleto e em outros órgãos (19), (25). Esse complexo esteróide-receptor acaba fazendo com que o mecanismo genético do núcleo celular produza ácido ribonucléico mais rapidamente. O ácido ribonucléico é utilizado para sintetizar mais proteínas no ribossomo da célula. Nos músculos, algumas dessas proteínas são a actina e a miosina, proteínas contráteis produtoras de energia, que podem gerar mais força.

Esteróides e tamanho corporal

Os esteróides anabolizantes produzem efeitos significativos na retenção de nitrogênio e no desenvolvimento muscular de mulheres, jovens do sexo masculino e homens submetidos à castração ou que sofram de insuficiência dos androgênios naturais. (13), (21). Entretanto, em animais adultos com níveis normais de testosterona em circulação, os receptores de androgênio nos músculos do esqueleto parecem estar totalmente preenchidos por testosterona natural. Níveis de androgênio acima do normal levam a uma diminuição ou redução na regulação do número de receptores (19). Como resultado, em adultos normais do sexo masculino, o efeito da administração de androgênios no desenvolvimento muscular do esqueleto e na retenção de nitrogênio é de aproximadamente a metade do observado em homens com hipogonadismo (21). Por outro lado, o grande efeito direto causado por doses maciças de esteróides anabolizantes nos receptores de androgênio nos músculos do esqueleto não pode ser ignorado, principalmente porque há grandes variações genéticas nos receptores de androgênio (25). Em outras palavras, é possível que os músculos de determinados atletas sejam geneticamente mais suscetíveis que o normal aos efeitos dos esteróides anabolizantes. É também perfeitamente possível que os esteróides anabolizantes exerçam efeito positivo no crescimento dos músculos esqueléticos, ao antagonizarem o efeito da degradação das proteínas pelos hormônios glucocorticóides naturais, como o cortisol. Assim, os esteróides anabolizantes podem inibir a quebra de proteínas (levando a um aumento do tamanho muscular), ao competirem com os glucocorticóides nas regiões receptoras de glucocorticóides da musculatura esquelética. Essa hipótese, entretanto, não foi ainda devidamente testada em seres humanos.

Esteróides e força

O efeito direto dos esteróides anabolizantes sobre a massa muscular pode trazer vantagens óbvias a muitos tipos de atividades esportivas que exijam grande força e energia. Além disso, algumas pessoas acreditam que os esteróides atuam indiretamente através do sistema nervoso central. Os atletas afirmam que se sentem mais agressivos, menos cansados e que se recuperam mais rapidamente ao exercitarem-se com pesos, quando estão usando esteróides (16). Assim, acreditam que os efeitos dos esteróides anabolizantes sobre o sistema nervoso central lhes permite executar exercícios com pesos em maior intensidade e por períodos mais longos. Por sua vez, esse aumento no volume e na quantidade do treinamento com pesos pode levar ao desenvolvimento da massa muscular e a uma maior capacidade do sistema nervoso central de mobilizar mais fibras musculares, com, conseqüente aumento de força e energia. Infelizmente, há pouca ou nenhuma base científica que sustente essa tese.

Esteróides e desempenho aeróbico

Um dos benefícios relacionados ao uso de esteróides anabolizantes entre atletas é o aumento da concentração de hemoglobina e do volume sangüíneo, efeito potencialmente útil em exercícios prolongados que exijam resistência, caso essa reação resulte em uma maior capacidade de transferir oxigênio para os músculos em movimento. Esses supostos benefícios baseiam-se na noção de que altas doses de hormônio androgênico levam a um aumento de hemoglobina em homens normais (13), (25). Por exemplo, um estudo com atletas que utilizavam esteróides demonstrou que após 6 meses de treinamento, eles apresentavam um aumento de 9,6% em hematócritos e de 9,5% na contagem das hemácias, mas nenhum mudança significativa na concentração de hemoglobina (1). Infelizmente, o estudo não mencionou a determinação do volume de sangue.

Quem abusa dos esteróides anabolizantes?

O uso adequado dos esteróides anabolizantes está restrito a poucas moléstias e condições médicas. A utilização dessas substâncias fora desse âmbito já é uma forma de abuso. A determinação da extensão do uso abusivo de esteróides anabolizantes entre vários tipos de atletas e entre não-atletas baseia-se principalmente no que se ouve dizer e em resultados de pesquisas relativamente pouco elaboradas, com alguns grupos escolhidos. Clement (4), por exemplo, relata o resultado de 220 questionários - que faziam parte de uma remessa não especificada, mas muito maior - enviada a todos os atletas canadenses de importância internacional. Dos 220 que responderam, 11 admitiram já ter usado esteróides anabolizantes. Nesses 11, havia dois levantadores de peso, um jogador de basquete, um remador, e outros 7 que não identificaram seu esporte. Da mesma forma, em pesquisa realizada entre praticantes de atletismo dos Jogos Olímpicos de 1972, 68% dos participantes em provas de campo, corridas de velocidade e corridas de meia distância afirmaram ter utilizado esteróides anabolizantes (15). Diz-se que os esteróides anabolizantes e outras substâncias são utilizados praticamente em todo o mundo por fisiculturistas e pela maioria dos participantes em competições nacionais e internacionais de provas de levantamento de peso e sustentação e de provas de campo, como arremesso de peso e disco (16), (23). Parece, também, que um número considerável de atletas do sexo feminino estão abusando do uso de esteróides anabolizantes, principalmente aquelas que se dedicam à fisicultura e ao levantamento de peso (20). 
Pesquisas conduzidas entre atletas que participam de competições menos importantes demonstram que a extensão do abuso dessas substâncias é menor entre esses grupos. Em dois estudos realizados com alunos de universidades americanas, 17 a 20% dos atletas que forneceram respostas e que competiam em provas interuniversitárias afirmaram utilizar esteróides anabolizantes (7), (18). De 361 atletas do segundo grau entrevistados, 2,5% admitiram usar esteróides (22). No Estado de Arkansas foi realizado, estudo com alunos, atletas e não-atletas, da 7ª e 8ª séries do primeiro grau: 95, entre 853 meninos (11%) e 5 entre 914 meninas (0,5%) já haviam usado ou estavam usando esteróides anabolizantes (10). As pesquisas indicam que muitos jovens estão utilizando essas substâncias para melhorar a aparência física e não necessariamente para melhor o desempenho esportivo (3).

Padrões típicos do uso abusivo de esteróides entre atletas

A testosterona é produzida naturalmente pelos testículos, em adultos do sexo masculino a uma taxa de 4-10 mg/dia e a dose terapêutica recomendada de metandrostenolona ("Dianabol"), um dos medicamentos para uso vai oral mais consumidos abusivamente é de 35-70 mg por semana (Dianabol é o nome comercial de um produto da CIBA Geigy retirado do mercado no início da década 80). Aparentemente, com base em informações dadas por usuários dessa substância, atletas que treinam com pesos utilizam até 10 ou mais vezes essa (quantidade?).

Esteróides e a capacidade aeróbica

Pequenas melhoras na capacidade aeróbica com o uso de esteróides anabolizantes foram sugeridas em apenas dois estudos. Entretanto, pelo menos seis outros demonstraram o efeito insignificante do tratamento com esteróides quando comparado ao uso de placebo (14), ou uma diminuição significativa da capacidade aeróbia durante o tratamento com esteróides. Dessa maneira, há uma enorme falta de base científica para determinar se o uso de esteróides anabolizantes aumenta a capacidade aeróbia além do que se poderia esperar apenas com o treinamento aeróbio. Não há estudos publicados sobre os efeitos do uso de esteróides em velocidade de corrida.

Quais os efeitos colaterais adversos do uso abusivo de esteróides anabolizantes?

Há muitas reações adversas a tratamentos prolongados com doses terapêuticas de esteróides anabolizantes, mas é difícil prever que indivíduos irão apresentar tais reações (13). Além disso, é impossível afirmar com certeza quais os efeitos adversos que poderão tornar-se evidentes após a auto-administração, por um longo período, de doses maciças de várias combinações de diferentes esteróides anabolizantes, tal como é praticado, por muitos atletas, no regime "pirâmide". A maior parte das informações disponíveis sobre os efeitos adversos dos esteróides anabolizantes existe sob a forma de estudos dos casos de pacientes tratados devido a uma variedade de doenças e distúrbios endocrinológicos. Não dispomos de um experimento científico definitivo de avaliação dos efeitos colaterais negativos do abuso de esteróides entre atletas normais. No entanto, provas científicas e testemunhos deixam claro que muitos dos atletas que abusam dos esteróides anabolizantes sofrerão alguns dos efeitos colaterais adversos menos graves. Um número muito pequeno de atletas irá sofrer efeitos colaterais graves e que potencialmente colocam sua vida em risco. Um resumo dos efeitos adversos decorrentes do abuso de esteróides anabolizantes encontra-se no encarte central.

Resumo

O abuso de anabolizantes pelos atletas que desejam aumentar a massa corporal pouco desenvolvida e fortalecer a musculatura é amplamente difundido. O abuso de esteróides está, aparentemente, aumentando entre os mais jovens, sendo que em muitos casos a intenção é de simplesmente melhorar a aparência. A maioria dos estudos científicos a respeito do uso de esteróides por atletas saudáveis e do sexo masculino utilizaram doses substancialmente mais baixas do que as habitualmente consumidas pelos atletas. Esses estudos indicam que muitos dos que utilizam esteróides aumentam a massa corporal. Por outro lado, parecem existir grandes diferenças individuais no que diz respeito ao fortalecimento induzido pelos esteróides. Aproximadamente 50% das investigações demonstram ocorrência de aumento significativo nas medições de força muscular, enquanto que o restante apresenta resultados indefinidos. Não existem provas substanciais que indiquem que o uso de esteróides anabolizantes é benéfico para aumentar a capacidade aeróbica e o desempenho nas corridas. Os esteróides anabolizantes causam virilismo e podem interromper o crescimento nas crianças. O abuso de esteróides causa virilismo grave em mulheres, nos homens, diminuição temporária dos testículos e esterilidade. Além disso, essas drogas estão associadas às doenças hepáticas, inclusive câncer, alterações desfavoráveis do colesterol sangüíneo e muitos outros distúrbios, entre eles, perturbações psicológicas imprevisíveis. Os efeitos adversos de risco do uso abusivo de esteróides não são freqüentes, porém a maioria dos atletas que exagera na dose dessas substâncias, certamente sofrerá pelo menos um dos efeitos colaterais menos graves. 
O Gatorade Sports Science Institute foi criado para fornecer informações atualizadas sobre os progressos da ciência da prática de exercícios e da medicina esportiva, além de incentivar o desenvolvimento das pesquisas científicas do esporte.

Fonte: www.gssi.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails