quarta-feira, 27 de junho de 2012

Anabolizantes aliado ao álcool resultam em graves problemas no fígado

Click na imagem para ampliar
Combinação perigosa pode causar sérios transtornos a saúde


Um cenário cada vez mais popular na sociedade atual, o número de usuários de anabolizantes vem preocupando especialistas. Com a idealização do corpo perfeito, muitos jovens vêm utilizando estes recursos para conseguirem corpos sarados e bem definidos, porém a utilização destes procedimentos em conjunto com bebidas alcoólicas e sem descrição médica pode causar sérios transtornos a saúde.


"Os principais riscos são de morte por distúrbios cardiovasculares e o surgimento de tumores malignos.", afirma o Dr. Jomar Souza, especialista em medicina do exercício e do esporte e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Fabricados a partir da testosterona, hormônio sexual masculino, o público que adere a estes medicamentos, geralmente são pessoas com o objetivo de emagrecer ou ter um corpo mais musculoso e forte. Estes procedimentos aliado ao álcool, muitas vezes consumido em festas e confraternizações, provocam grandes prejuízos para o organismo. As drogas mais encontradas são os derivados sintéticos da testosterona. O álcool corta o efeito de quem utiliza estas substâncias, além de favorecer riscos ao fígado. "O organismo diminui e para de produzir o esteróide anabolizante natural testosterona levando a uma série de consequências prejudiciais ao organismo", revela.

Encontrados em cápsulas, comprimidos e injeções intramusculares, os anabolizantes são substâncias produzidas em laboratórios que atuam basicamente no aumento da massa muscular e no desenvolvimento das características sexuais secundárias. Atualmente é possível encontrar estes medicamentos em diversos lugares, como internet, academias e nas farmácia mediante a apresentação da receita médica.

Aumento da massa muscular, surgimento precoce de pelos faciais, engrossamento da voz, parada do crescimento ósseo, atrofia testicular e aumento das mamas nos garotos (ginecomastia), aumento do clitóris e redução das mamas nas garotas, são algumas das consequências que estes esteróides podem causar ao organismo. 

Dr. Jomar Souza faz um importante alerta para quem alia álcool a esteróides anabolizantes. "São duas drogas perigosas principalmente para o fígado. Sobrecarregado por ambas as substâncias, aquele órgão fica mais predisposto ao desenvolvimento de tumores e cirrose", revela. Este tipo de mistura pode render muita dor de cabeça no futuro "desde doenças hepáticas até aumento da agressividade", completa.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails