quarta-feira, 27 de junho de 2012

Chia: o superalimento antibarriga!

Há séculos, os mexicanos descobriram os benefícios dessa semente. Rica em ômega-3, ela pode ser uma excelente aliada na hora de queimar os pneus que se instalam no abdômen e que a gente abomina...

Por Tatiane de Lucena

Cultivada desde 2.600 a.C., essa sementinha foi batizada pelos mexicanos com o nome de chia, palavra Maia usada para designar força. Esse povo acreditava que uma colher do grão era suficiente para alimentar uma pessoa por 24 horas. Também não é para menos. Estudiosos comprovaram que a chia possui cinco vezes mais cálcio do que o leite, duas vezes mais potássio do que a banana e três vezes mais ferro do que o espinafre. Além disso, tem proteínas, vitaminas, minerais e um alto teor de fibras - que, ao entrarem em contato com o líquido do estômago, se transformam em uma espécie de gel. "Isso causa saciedade, reduz o apetite e melhora o funcionamento do intestino, ajudando na perda de peso", afirma a nutricionista da rede Mundo Verde, Bruna Murta.

Gordura do bem

No entanto, a semente de chia ainda tem um superpoder. Ela vem com uma alta concentração de ácidos graxos poli-insaturados e, por isso, está sendo apontada como o alimento que tem maior quantidade de ômega-3. Esse tipo de gordura é um anti-inflamatório natural que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, reduzir os níveis de colesterol, dar um up na memória, melhorar o humor e emagrecer. Cientistas da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo, realizaram um estudo para investigar a relação entre inflamações e obesidade.

Eles descobriram que quando você ingere muita gordura ruim, o organismo produz uma substância chamada citocina, um inflamatório que impede o hipotálamo (região do cérebro que controla a fome) de receber o sinal de saciedade. E revelaram que o consumo diário de ômega-3 pode reduzir a inflamação e acelerar o gasto energético. Ou seja: a fome é controlada e você perde peso com mais facilidade.

Barriga sarada


Já os pesquisadores da Universidade de Navarra, na Espanha, testaram os benefícios do ômega-3 contra a gordura localizada - especialmente no abdômen. Durante oito semanas, 32 pessoas, divididas em dois grupos, foram submetidas a uma dieta com 1.500 calorias diárias. Uma turma seguiu o cardápio normalmente e a outra deu prioridade a peixes ricos em ômega-3, colocando-os no prato três vezes por semana. Todos os participantes eliminaram alguns quilos, mas os que consumiram o nutriente tiveram uma perda de peso mais significativa, principalmente no abdômen.
A explicação dos especialistas: o ômega-3 promove a aceleração de uma proteína que melhora a atuação da insulina nas células, o que facilita a conversão do açúcar em energia, impedindo que vire gordura.
Mais ômega-3
Apesar da chia ser apontada como o alimento que tem a maior concentração de ômega-3, há outras boas fontes do nutriente. Os peixes possuem tipos de ômega-3 que o organismo consegue metabolizar mais facilmente, chamados de ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenoico (DHA) - os de água salgada e fria, como cavalinha, atum, sardinha, anchova e salmão, vêm com maior quantidade do nutriente do que os de água doce. Vegetais, como brócolis, rúcula, couve e espinafre, e grãos (soja, linhaça e a própria chia) são ricos em um outro tipo, chamado de ácido alfa-linolênico (ALA), que leva um pouco mais de tempo para ser absorvido. Porém, os benefícios são os mesmos para ambos. Ainda assim, o ideal é variar as fontes para colocar o ômega-3 no cardápio. Sua saúde e a barriguinha saliente agradecem!

Revista Shape 27/6/2012


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails