sexta-feira, 6 de abril de 2012

Efeitos do calor em provas de longa duração

Posto de Hidratação: Wanderlei de Oliveira - Belo Horizonte - MG
Posto de Hidratação: Wanderlei de Oliveira - Belo Horizonte - MG
Crédito da imagem: ASICS GOLDEN FOUR Belo Horizonte


Segundo pesquisas realizadas pelo médico-fisiologista do SPORTSLAB e da Seleção Brasileira de Futebol sub 20, Dr. Rogério José Neves, descreve como o calor pode afetar o nosso corpo, em situações extremas:

"Quando está quente, o corpo luta para manter a temperatura corporal de 36,5 graus, a sobrecarga no coração e vasos sangüíneos pode causar taquicardia e outros problemas".


Alguns desses problemas são:


Cérebro:
o hipotálamo, que é o termostato corporal, determina que o corpo está muito aquecido.

Sangue:
os vasos sangüíneos se expandem, e o coração bate mais acelerado para aumentar o fluxo sangüíneo. O sangue leva o calor do interior do corpo para a superfície.

Pele: a evaporação do suor da pele elimina boa parte do calor do corpo, mas a umidade alta retarda o processo. Se o suor não evapora, a temperatura corporal aumenta (é como se estivéssemos correndo envolto por um saco plástico).

Líquidos: se os líquidos perdidos com o suor não são repostos, o corpo começa a se desidratar. O ideal é se hidratar de 15 a 20 minutos em corridas de longa duração.


Qual a relação entre o calor e a umidade?


• Temperaturas entre 24 e 27 graus e umidade relativa entre 10 e 50%, os exercícios são mais cansativos.

• Temperaturas entre 28 e 29 graus e umidade relativa entre 50 e 90%, pode ocorrer exaustão e cãibra causadas pela temperatura.

• Temperaturas entre 30 e 34 graus e umidade relativa entre 40 e 90%, pode ocorrer cansaço e fraqueza provocadas pelo calor.

• Temperaturas acima de 35 graus e umidade relativa superior à 70%, é extremamente perigoso com iminente colapso com sensação de sono, hesitação e inconsciência.


Como devemos nos prevenir do calor e da umidade?


 Evitar os horários de pico entre 11 e 17 horas
 Usar roupas de fácil ventilação.
 Hidratar-se (2 a 3 litros de água por dia) principalmente nos períodos de alta temperatura, e índices elevados de umidade.
Se apesar de tudo isso algo der errado durante a prova nessas condições, o melhor é parar (pelo menos por enquanto, até a próxima prova) e procurar um posto médico.

"No esporte como na vida, as vezes se ganha, as vezes se perde, o importante é sempre o próximo desafio"

Fonte: 
www.espn.estadao.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails