sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sangramento no mamilo durante a corrida é normal?

sangramento-no-mamilo-durante-a-corrida-e-normalO sangramento do mamilo ocorre por causa do atrito com o tecido, dependendo do tipo de tecido (como camisetas de algodão) e principalmente quando a camisa fica úmida.

Quem está acostumado a correr provavelmente já passou por isso. As mulheres, como utilizam um top para a sustentação dos seios, estão menos propensas. Mas que homem nunca sentiu ao menos aquele incômodo da camiseta raspando com o bico do peito durante a prática esportiva?

O sangramento dos mamilos não é algo grave e muito menos raro. “É comum”, comenta o treinador e colunista do Webrun, Nelson Evêncio. “Ocorre por causa do atrito com o tecido, dependendo do tipo de tecido (como camisetas de algodão) e principalmente quando molha”, explica Nelson.

Quando a camisa fica úmida, seja de água, suor, chuva ou isotônico, o risco aumenta para o atleta. “Se a camisa está molhada, vai raspando com o mamilo no movimento da corrida e piora a irritação. Pessoas com os mamilos mais saltados têm mais chances ainda”, descreve o técnico.
Fácil solução
Para evitar esses momentos de agonia e poupar as outras pessoas da aflição que o vislumbre dos rastros de sangue na camisa pode causar, o corredor tem duas opções. “O atleta pode passar vaselina no bico do peito antes de correr, mas deve tomar cuidado porque algumas marcas mancham tecido”, adverte Nelson.
A vaselina diminui o atrito e pode ser utilizada para evitar assaduras também nos braços, coxas e virilhas. “A outra opção é a utilização de curativos do tipo micropore nos mamilos para protegê-los do contato com a roupa”, ilustra.

Tratamento

Neste caso vale a velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar. “O sangramento é desagradável, mancha a camiseta e arde muito quando vai tomar banho”, ilustra o treinador.

Ainda assim, segundo Nelson, não há motivos para desespero depois que o estrago está feito. “É um machucado superficial que cicatriza logo. Pomadas para assadura, como hipoglós, aceleram a recuperação”, define.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails