domingo, 5 de fevereiro de 2012

CULPA DE QUEM !

Ano passado, vários leitores escreveram críticas aos médicos  e preparadores físicos do Corinthians, porque o Alessandro estava machucado, porque o Liedson foi operado do joelho na hora errada, porque o Adriano estava demorando para se curar após a cirurgia, etc.
Cheguei a ler que a culpa de o Adriano não emagrecer era dos médicos. Imagina !
Então, eu pergunto. De quem é a culpa pela lesão no ombro do Rogério Ceni ? De ninguém, claro. De quem é a culpa das fibroses musculares que tiraram Valdívia de boa parte dos jogos no ano passado ? Também de ninguém, é evidente.De quem é a culpa de o Ganso ainda não ter voltado a jogar tão bem, depois da cirurgia no joelho. Lógico, de ninguém. E hoje no Morumbi, o Luis Fabiano teve uma lesão muscular na coxa com menos de 20 minutos de jogo. Alguém é culpado disso. Não, não mesmo.
Não estou aqui escrevendo por coleguismo e sim para fazer justiça. Quero ensinar que Medicina não é ciência exata. A Engenharia é, ou quase é. E mesmo assim, os prédios desabam. Uma mesma lesão, igualzinha, em dois jogadores diferentes, que jogam na mesma posição e são tratados da mesma maneira, evolui diferente em um e em outro.. Mesmo que esses dois jogadores, por acaso sejam gêmeos. Em cada caso, uma série de fatores entra em jogo para estabelecer essas diferenças. A idade, lesões anteriores, a pisada, o modo de correr, o jeito de bater na bola, o gramado,   a vida particular, a personalidade e vou mais longe, até o merecimento espiritual. Conheço como poucos a formação dos médicos e os recursos fisioterápicos e fisiológicos da maioria dos  departamentos dos grandes clubes do Brasil. E incluo aqui os preparadores físicos.  Asseguro e não faço acordo.. Não perdemos para ninguém, no mundo todo. E acabou aquela coisa antiga de levar craque brasileiro para ser operado nos Estados Unidos ou na Europa. Agora é o contrário : craques brasileiros que jogam em outros continentes, veem se operar aqui. E conheço um monte de jogadores sem recursos, que tiveram lesões graves, foram operados pelo tão criticado SUS e estão aí totalemnte recuperados e jogando pra valer.
Espero que os meus leitores sejam mais compreensivos com esses fatos e não saiam por aí botando culpa neste ou naquele profissional de saúde, sem ter o mínimo conhecimento para fazer conclusões nesse campo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails