segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Atividade física pode reduzir 10% das mortes no mundo


Cerca de uma em cada 10 mortes no mundo são causadas pela falta de atividade física, de acordo um estudo realizado por pesquisadores americanos e finlandeses. A pesquisa, publicada no The Lancet, estima que um terço dos adultos não praticam atividades físicas suficientes, o que tem gerado 5,3 milhões de mortes ao ano por problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama ou colorretal.
Além disso, o estudo concluiu que o sedentarismo, considerado a prática de menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana, pode ser tão mortal quando o tabagismo. Caso fosse eliminado, a expectativa de vida da população mundial aumentaria em 0,7 anos, evitando 533 mil mortes com a diminuição de 10% do número de sedentários no mundo.
Na América Latina, o sedentarismo é responsável por 11,4% de todas as mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama ou colorretal. Já no Brasil, esse número aumenta para 13,2%, segundo o estudo.
Os dados são um alerta para a população sobre a necessidade de estimular a prática de exercícios físicos e de uma vida com hábitos saudáveis. O grande desafio é reforçar os riscos da inatividade para a saúde e tornar a prática de atividades físicas uma prioridade mundial, reduzindo o risco de doenças e mortes.
Fonte: LAmoroso - www.lamoroso.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails