quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Crossfit para todos



O que é Crossfit?

Por 
André Veronez


Crossfit 
é o treinamento constantemente variado de exercícios funcionais e em alta intensidade.

É o principal
 programa de treinamento usado pela polícia de elite, SWAT , e também pelas forças militares, SEALS , dos Estados Unidos. Tem um público variado que vai desde os atletas olímpicos até as donas de casa.

É usado por uma variedade de tipos de pessoas porque se treina para o melhor
 condicionamento físico, e para se estar pronto em qualquer atividade do dia-a-dia, das mais complicadas às mais simples. Pode-se querer escalar uma montanha, levantar um peso, socorrer uma pessoa ou apenas conseguir carregar as compras do supermercado.

Como conseguimos esse condicionamento físico?

Existem várias definições sobre exercícios funcionais, mas a que se utiliza no Crossfit se refere a recrutar vários músculos e articulações e a enfatizar o movimento do músculo e não a sua forma; em outras palavras, busca-se gerar uma grande quantidade de força, da musculatura maior para a menor, do centro até a extremidade. Mover grandes pesos, a grandes distâncias e em grande velocidade.

Constantemente variados significa que, não se cria padrões de exercícios ou treinamento, no Crossfit prioriza-se o
 "ready state", estar preparado para qualquer solicitação motora a qualquer hora e em qualquer lugar.

Alta intensidade
 significa que a intensidade é dimensionada para cada aluno, ou seja, a carga de um exercício é diferente, a distância do salto vai ser diferente, entretanto, o tipo de exercício aplicado é o mesmo que se usa em atletas olímpicos. Existe a adaptação de acordo com o grau do aluno.

Todo o treino é para o aluno estar preparado para ser o melhor possível nas mais variadas proezas físicas, e para que ele fique acima da média em condicionamento físico.

E quais são os Benefícios de se praticar o Crossfit?

O resultado de tudo isso é, também, uma melhora na qualidade de vida independente da sua idade e condição física. É possível ter hipertrofia com essa atividade contudo essa não é uma preocupação dos treinadores do Crossfit. As sessões geralmente duram 1 hora, com a parte mais importante e esperada pelos alunos, O Wod (Workout of the Day).

O que diferencia o Crossfit dos demais programas, além da forma como é aplicado o método, é que ele trabalha com as 10
 capacidades físicas reconhecidas por especialistas em fisiologia esportiva. São elas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Somado a tudo isso existe o
 Crossfit Games que é uma das mais democráticas competições, que em sua fase inicial, participa qualquer pessoa do mundo, tornando -se um evento único e com uma comunidade forte. O treino pode ser feito em qualquer "GYM" (ginásio é como se chamam os lugares de treinamento).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails