quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Métodos de treinamento mais utilizados na corrida


Por João Vicente de Moraes Neto

O programa de treinamento de corrida envolve um grande leque de opções podendo compreender diversos métodos de trabalho. A melhor escolha deve levar em consideração o nível do atleta/corredor, seus objetivos, fase de treinamento (período) e locais disponíveis para treinar.


Nesta matéria vou apresentar os mais utilizados na corrida.


- Métodos Contínuos
: São aqueles que envolvem a aplicação de cargas contínuas caracterizadas pelo predomínio do volume sobre a intensidade. Propiciam basicamente o desenvolvimento da resistência aeróbica, da resistência muscular localizada e do ritmo. Os principais são:

*Aeróbio

*Zona-alvo

*Fartlek

*Tempo Run


Métodos Intervalados: Consistem em uma série de estímulos (esforços submáximos) entremeados de intervalos, que propiciem uma recuperação parcial (incompleta). É o principal método para o treinamento da velocidade e da resistência anaeróbia para atletas de todas as modalidades. Os principais são:

*Intervalados

*Aceleration Sprint
Métodos em Circuito: É um método misto, pois se treina tanto o condicionamento cardiopulmonar como o neuromuscular. Pode ser dosado para trabalhar qualquer um dos sistemas energéticos, pela correta utilização de estímulos e intervalos. Basicamente são:

*Circuito Aeróbio

*Circuito Anaeróbio


Exercícios Educativos


O principio básico desses exercícios é trabalhar cada fase da corrida de maneira fracionada, especificando os movimentos. Desta forma buscamos tornar os movimentos mais adequados e naturais ao aluno/atleta/praticante, corrigindo falhas posturais ou biomecânicas, treinando de forma mais intensa determinados gestos muito exigidos na corrida. Melhorar coordenação motora e vivenciar movimentos variados também faz parte dos exercícios educativos.

Principais movimentos:
Skipping (elevação dos joelhos)
Dribling ou skipping curto

Anfersen (elevação do calcanhar em direção ao glúteo)

Hopserlauf (conhecido como passeio no parque, são saltitos soltos)

Sprint (corrida de velocidade, são pequenos tiros no lugar


Fonte: 
www.educacaofisica.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails