quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Atletas de fim de semana ignoram riscos

Alguns adoram uma reunião com os amigos no final de semana para bater uma bola. Outros jogam tênis para relaxar e esquecer a semana. Também é comum encontrar os que gostam de cair na piscina e nadar por horas, tentando melhorar o próprio desempenho. Porém, independente de qual seja o caso o importante é acatar as recomendações dos profissionais da área médica e de educação física. Mas, infelizmente, a maioria dos chamados atletas de final de semana ignoram esse procedimento e persistem em correr riscos.

Um bom exemplo é o grupo de amigos que há mais de 15 anos se encontra todos os sábados na Associação Atlética do Banco do Brasil para bater a famosa "pelada". Muitos deles já credenciaram seus filhos, que agora participam da festa que começa dentro das quatro linhas e impreterivelmente termina ao lado do freezer e da churrasqueira.

O representante comercial Osvaldo Mazotini Neto, o Mazola, é um dos freqüentadores assíduos da AABB nos finais de semana. Com 43 anos, Mazola admite que não segue à risca as recomendações médicas. "Eu não me lembro quando, mas eu já fiz um exame cardiológico e não apresentou problema", brinca.

Pelo menos uma vantagem Mazola leva sobre a maioria dos companheiros: pelo menos duas vezes por semana sai para caminhar, o que não evitou que sofresse uma entorse no tornozelo que o deixou longe das atividades físicas por mais de quatro meses. "Me choquei com um amigo e senti uma forte dor. O resultado foi a imobilização do pé por mais de 15 dias, além de mais de três meses de tratamento", comentou o peladeiro. Sobre o encontro semanal com os amigos, o bem humorado Mazola declara: "O futebol de sábado é incontestável, imexível e imulherável", referindo-se ao fato de que nem sua companheira consegue impedir que ele participe da brincadeira de todos os sábados.

O dentista Tarciso Renato Rodrigues, de 47 anos, segue o mesmo exemplo do companheiro - não se prepara adequadamente, porém, diz que realiza um check up anual e que caminha uma vez por semana. "Reconheço que não sou um atleta exemplar, mas procuro não ultrapassar meus limites no encontro de sábado".

Perguntado sobre contusões sofridas nos últimos anos, Tarcísio ironizou: "Embora seja um jogador muito visado em campo - um fenômeno -, não me recordo de ter sofrido uma contusão mais grave". O professor de educação física Cristiano Roberto dos Santos, de 31 anos, é uma exceção na pelada da AABB. Ele pratica atividades físicas todos os dias, intercalando a musculação com o jiu-jítsu. Mas a intensa atividade não o deixa imune às lesões. Ele conta que mesmo bem preparado já sofreu várias entorses. "Já fiquei inativo por causa de pancadas e torções. A contusão pode ser decorrente de falta de aquecimento, alongamento ou até mesmo provocada pelo fato do atleta não respeitar os seus limites", considera o professor.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul - Região/ SP - Atividade Física - 03/09/2007
http://www.educacaofisica.com.br/

Nota do Blog: Os atletas de fim de semana devem tomar medidas simples para prevenir lesões e se condicionar para a atividade como: alongamentos antes e depois das atividades, aquecimento, com o objetivo de preparar a musculatura para a devida atividade, e não menos importante procurar estar mais ativo durante a semana, seja fazendo musculação em academia ou uma caminhada no bairro, para se ter uma idéia, a caminhada, melhora a circulação e a atividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos. Além disso, reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios. Recomenda-se sempre procurar orientação de um Professor de Educação Física.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse artigo me faz lembrar das peladas de sábado, com o nosso super time de boleiros hahaha

Boa Tho, seu blog ta ficando cada vez melhor. Parabéns
Abraço

Thomaz Silva disse...

Com certeza essa é pra eles também!rs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails