quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Quando a tecnologia faz bem ao Esporte

Jogos Olímpicos de Pequim: Vamos conhecer um pouco mais de algumas das modernas instalações que abrigaram momentos históricos do esporte. A China não economizou em tecnologia! Neste artigo você conhece um pouco mais sobre três instalações que impressionaram o mundo através da beleza, modernidade e utilidade: o Cubo D’Água, a Arena Wukesong e o Ninho de Pássaro.

CUBO D’ÁGUA

O Centro Aquático foi construído especialmente para os Jogos de Pequim e demorou quatro anos para ser concluído. Com um formato que imita bolhas e com a iluminação em cor azulada, ganhou o apelido de Cubo D’Água. As empresas que construíram esse belo complexo aquático criaram novas técnicas para alinhar o aço (a estrutura) às membranas de revestimento (as bolhas vistas por fora). Essas bolhas foram feitas com ETFE (etileno tetrafluoretileno, um tipo de plástico super-resistente e de grande transparência). A piscina que consagrou Michael Phelps foi construída com dinheiro de doações e foi eleita pela revista americana Popular Science, como uma das 100 melhores obras de ciência e tecnologia de todos os tempos.

ARENA WUKESONG
Quando assistimos às partidas de basquete dos Jogos Olímpicos pela TV, parece que estamos vendo um ginásio da NBA, com arquibancadas confortáveis e um telão de última geração. Parece, mas o local onde ocorrem os jogos é a Arena Wukesong, ou o Cubo de Ouro como é chamada pelos chineses. Para erguer esse gigante, o governo chinês demorou três anos. A arena também é “ecologicamente correta”, já que o seu design permite uma economia de 50% na energia necessária para a aclimatação durante o verão e 70% na calefação, no inverno. Tudo isso graças as decorações externas do ginásio, feitas com colunas de alumínio que refletem 80% dos raios de luz solar que incidem no recinto.

NINHO DE PÁSSARO

O local mais importante dos Jogos, o Estádio Nacional recebeu a bela cerimônia de abertura e também a cerimônia de encerramento, além de estar lá a pira olímpica. Conhecido como Ninho de Pássaro, devido as fortes e impressionantes vigas contorcidas de puro aço que parecem um ninho. O Estádio Nacional custou cerca de US$ 500 milhões aos cofres chineses e a construção desta bela obra prima demorou três anos e meio para ficar pronta. A China o apresentou ao mundo como uma “grande revolução na construção de arenas esportivas, pois tinha a perfeita combinação de elegância e simplicidade”. O Ninho tem assentos para todos os 91 mil espectadores, além de uma infra-estrutura impressionante de luxo para os camarotes e área VIP.

O governo chinês não construiu nenhum elefante branco como nossos dirigentes fizeram no Pan-2007. Todas as obras serão utilizadas com freqüência, afinal a China é uma potência esportiva e investiu US$ 40 bilhões nessa Olimpíada. Para isso contratou os melhores arquitetos, cientistas e especialistas em construções de mega-projetos do mundo inteiro.

Crédito das imagens: Site oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim
* Texto postado originalmente no dia 25 de agosto de 2008
Postado por Guilherme Freitas:
www.guilhermefreitas.zip.net

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails