terça-feira, 9 de setembro de 2008

Avaliação Física: Indispensável à prática de exercícios físicos!

A prática de exercícios físicos é fundamental para a promoção e manutenção da saúde, pois atua como importante fator de prevenção às doenças crônico-degenerativas, além de auxiliar no tratamento das mesmas.

Entretanto, o exercício físico só pode ser prescrito adequadamente se precedido de uma avaliação física eficiente. É indispensável ao profissional de educação física conhecer o nível de aptidão física inicial do seu cliente no que diz respeito à postura, composição corporal, força e resistência muscular, flexibilidade, além da resistência cardiopulmonar.

É a partir desta avaliação física que o profissional poderá prescrever os exercícios com segurança, a fim de atender às necessidades e aos objetivos do praticante. Além disso, a realização de reavaliações periódicas permite identificar a eficiência do programa de exercícios físicos e a necessidade de possíveis adaptações em função dos resultados obtidos.

Fazer exercícios físicos sem a realização de uma avaliação física é como tomar medicação sem realizar exames diagnósticos que identifiquem o que o paciente tem e qual o tipo de tratamento adequado, ou seja, os resultados nunca serão satisfatórios e poderá ocasionar riscos a saúde.

Muitas vezes os clientes de academia não dão importância para a avaliação física, pensando que é apenas mais um custo para que possam se exercitar; entretanto, deveriam encará-la como uma forma de identificar possíveis riscos à saúde, de conhecer a aptidão física e as reais necessidades do seu corpo, de acompanhar sua evolução ao longo do programa de exercícios.

É incrível que ainda existam profissionais de educação física que prescrevam exercícios sem qualquer tipo de avaliação prévia, ou que existam academias que permitam isto.
A realização da avaliação física deve ser vista com a sua devida importância: "um dever de quem prescreve exercícios físicos e um direito de quem os pratica".


Fonte: Prof. Dr. Roberto Fernandes da Costa Consultor Científico da American Medical do Brasil
Diretor Científico do Centro de Estudos e Pesquisas SannyCEPS
Fonte: Centro de Estudos e Pesquisas Sanny - CEPS 12/5/2008
http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/news_detalhe.asp?Editoria=3 &Id=652

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tho, com certeza a avaliação física é importante para a saúde e bem-estar do ser humano. Continue assim e seu blog ficará cada vez maior, abraços.

Thomaz Silva disse...

Considero a Avaliação o primeiro passo para buscar uma vida mais saudável.

Abraços meu cara Guilherme

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails