terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Atuação do profissional de Educação Física e sua atual visão de mercado


Atuação do profissional de Educação Física e sua atual visão de mercado
Muito me preocupa hoje em dia a árdua tarefa de encontrar pessoas excelentes para ocupar as vagas na academia que trabalho. Desde o início de minha atuação como gestor de academias tem sido assim.

Claro que as péssimas condições de educação desde a base influenciam e muito neste resultado. Assim como a visão ainda muito tecnicista das faculdades e universidades, que formam o profissional sem visão sistêmica, aquele profissional que pensa somente  e apenas no hoje e de forma individualista.


É difícil encontrar bons profissionais que entendam que sua atuação faz a diferença no todo da empresa. Que tenham conhecimento e vontade de se atualizar no que há de mais recente, como por exemplo: Crossfit, Treinamento Funcional, Pilates, além dos bons e básicos conhecimentos de Fisiologia do Exercício, Biomecânica, Cinesiologia, Periodização…


Vejo uma infinidade de “até então estagiários que se formaram Personal Trainers” sem terem lapidado ainda seu conhecimento e vivência técnica e prática.


Profissionais que solicitam salários altíssimos, porém, entregando o mesmo resultado que qualquer profissional “recém chegado”.  Veja que meu problema não está em o profissional de Educação Física e áreas afins ganharem muito dinheiro, afinal, como professor de Educação Física, eu também busco poder ter em contrapartida ao meu trabalho, uma remuneração melhor.


O problema é não conhecer o mercado, não se esforçar para fazer cursos de aperfeiçoamento durante e, principalmente após a formação superior. Já diz o velho ditado: “Quem sabe mais, vale mais”, desde que aplique este conhecimento na prática, a favor do crescimento da empresa.


Espero que a partir de algum momento, os profissionais de Educação Física estejam mais conscientes de sua atuação na saúde e qualidade de vida das pessoas, de maneira ampla, se especializem, gostem de trabalhar com pessoas, que possuam “aquele brilho” e paixão e, por si só, criem oportunidades de ganharem cada vez mais.


Oportunidades não faltam caros amigos. Ampliar a visão é necessário. Assim, não precisaremos nos preocupar com profissionais de outras áreas que buscam “sistematizar” nossa atuação.

Ale Gonzaga é Professor de Educação Física com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Pós Graduação em Administração e Marketing Esportivo. Gestor na área de Academias, PNL Practitioner, Coach e Analista de Perfis Comportamentais DISC.  

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails