terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Aprenda como tratar a tendinite do tendão tibial posterior

Tibialis Posterior Tendonitis Anatomy

O tendão do músculo tibial posterior passa abaixo da parte traseira da perna (na região da panturrilha) e sob o pé. A lesão ou degeneração do tendão pode causar dor na parte interna do pé, que pode se irradiar ao longo da linha do tendão.

Os sintomas de tendinite tibial posterior são:


* Dor na parte interna do pé que pode irradiar ao longo da linha do tendão;

* Dor agravada pela eversão ( forçar o pé para fora ) ou inversão ( forçar o pé para dentro );
* Crepitação (ranger no tendão quando ele se move);
* Dor durante e/ou após a corrida na região.

O que é tendinite do tibial posterior?
- O músculo tibial posterior passa pela parte posterior da perna e sob o maléolo medial (proeminência óssea do lado de dentro do tornozelo). Ele está na superfície inferior interna dos ossos navicular e cuniforme e na base do segundo ao quinto metatarso do pé.


É um tendão usado para a flexão plantar do pé (como se apoiar nos dedos) e inverter o pé (para dentro). Esta é uma lesão de esforço (overtraining e overuse) e é causada devido à degeneração do tendão, podendo levar a uma inflamação aguda se não tratada em seus primeiros sintomas de dor.


Pode haver uma avulsão parcial (onde o tendão se afasta do osso) no anexo ao osso navicular. Quando as lesões do tibial posterior não forem tratadas em sua fase inicial ele pode resultar na insuficiência do músculo e uma condição chamada de síndrome tibial posterior ou disfunção. Isso resulta em arcos caídos, ou pés planos.


Causas de lesão no tendão tibial posterior
- As principais causas deste tipo de lesão são o alongamento prolongado do pé e tornozelo em eversão (pé para fora) ou pronação excessiva.


Tratamento para tendinite tibial posterior
- O atleta pode utilizar os seguintes métodos para tratar esse tipo de lesão:


* Aplicar terapia fria para reduzir a dor (crioterapia, com gelo);

* Alongar os músculos na parte de trás da perna (panturrilha);
* Consultar um profissional especialista em esportes, de preferência seu professor;
* Aplicar eletroterapia como ultrassom para ajudar com a dor;
* Aplicar técnicas de massagem desportiva ao longo do tendão e músculo;
* Se aconselhar sobre exercícios para fortalecer o músculo e tendão tibial posterior;
* Prescrever palmilha se necessário para corrigir a biomecânica do pé;
* Reparação cirúrgica (em caso de rompimento do tendão).

Fonte: www.fitnessbrasil.com.br


www.webrun.com.br

Corrida reduz a gordura profunda do abdome



Essa gordura está associada a problemas cardiovasculares

Um estudo americano comprovou que a corrida é o esporte mais eficiente para queimar a gordura, a mais resistente, que fica dentro da barriga, em volta dos órgãos. Essa gordura está associada ao surgimento de doenças cardíacas, diabetes e até algum tipo de câncer.

Considerado um dos exercícios mais simples de se praticar, a corrida não precisa de nenhum equipamento especial. Basta um bom tênis. Em uma hora de corrida é possível queimar em média 500 calorias. A atividade também desenvolve a panturrilha e a coxa e uma vez sendo praticada constantemente, esses músculos é possível notar um desenvolvimento desses músculos em três meses.

Além de reduzir a gordura abdominal causadora das doenças, a corrida também melhora os índices de resistência à insulina, enzimas hepáticas e as taxas de triglicérides. Além disso, a atividade aeróbica aumenta a massa magra do corpo.

Por Carolina Abranches
www.bemstar.globo.com

As 20 Tendências de Fitness para 2012



Pelo sexto ano consecutivo, foi divulgada a Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness para 2012 da ACSM (American College of Sports Medicine).


Pesquisa abraçou as tendências anteriores e também reforçou a exclusão do que parecia ser uma forte tendência para 2 a 3 anos.

ASCM é a maior organização de medicina esportiva e ciência do exercício no mundo. Mais de 45.000 membros internacionais, nacionais e regionais e profissionais certificados são dedicados ao avanço e integração da investigação científica para fornecer aplicações educacionais e práticas da ciência do exercício e medicina esportiva.

Indiscutivelmente, há uma preocupação crescente com a economia, ainda em recuperação, e como as pessoas escolhem gastar seus rendimentos. Os resultados desta pesquisa anual ajudarão a indústria de saúde e fitness a tomar algumas decisões de investimento muito importante em relação ao planejamento para o futuro.

Como nos últimos cinco anos de divulgação da pesquisa, os entrevistados tinham que primeiro fazer a importante distinção entre um "modismo" e uma "tendência". Durante os últimos seis anos, os editores da Saúde ACSM & Fitness Journal® desenvolveram e divulgaram levantamentos eletrônicos para milhares de profissionais para determinar as tendências na indústria da saúde e fitness que possam ajudar a orientar os esforços de programação para 2012 e, talvez, para a próxima década. A primeira pesquisa, realizado em 2006 (para previsões em 2007), foi o esforço inicial para desenvolver uma maneira sistemática de prever o futuro da indústria de saúde e fitness, e pesquisas têm sido feitas a cada ano desde.

Estas pesquisas anuais de saúde e fitness tendências no comercial (com fins lucrativos), clínicos (incluindo aptidão física), comunidade (sem fins lucrativos), e setores empresariais da indústria confirmou algumas tendências reveladas em pesquisas anteriores.

Esta pesquisa não fez nenhuma tentativa de avaliar equipamentos, aparelhos de ginástica, ferramentas ou outros dispositivos para exercícios.

A pesquisa foi projetada para confirmar, ou mesmo introduzir as novas tendências (modas não) que têm sido sustentadas por ter um impacto comprovado na indústria de acordo com os entrevistados internacionais. Houve 37 possíveis tendências na pesquisa 2012 (mais seis do que em 2011). O top 25 de tendências de anos anteriores foram incluídos na pesquisa, como foram algumas das novas tendências identificadas pelos editores da Saúde do ACSM & Fitness Journal®.

Apenas os 20 primeiros para 2012 são descritos neste texto. As seis principais tendências identificadas em 2008, 2009 e 2010 aparecem como as seis principais tendências para 2011 e agora, em 2012, apenas em uma ordem diferente.

Tendências para 2012:

1. Profissionais de fitness qualificados e experientes. Dado o grande número de organizações que oferecem certificações de saúde e fitness, é importante que os consumidores escolham os profissionais certificados através de programas que são credenciados por Órgãos representativos e isentos.

2. Treinamento de força. Força continua a ser uma ênfase central para muitos clubes de saúde. Incorporação de treinamento de força é uma parte essencial de um programa de atividade física completa para todos os níveis de atividade física e gêneros. A maioria dos profissionais de saúde e fitness hoje incorporam algum tipo de treinamento de força em uma rotina de exercício para os clientes aparentemente saudáveis e em pacientes com doença controlada. É comum para reabilitação cardíaca, reabilitação pulmonar, ou programas de gestão de doença metabólica incluir algum tipo de treinamento com pesos na prescrição de exercícios.

3. Programas de fitness para adultos mais velhos. À medida que as pessoas nascidas no Baby Boom se aposentam, elas tendem a ter mais dinheiro discricionário, mas tem uma tendência a gastá-lo com mais sabedoria e ter mais tempo para se envolver em um programa de exercícios. Profissionais de saúde e aptidão devem aproveitar essa população crescente de aposentados oferecendo programas idade apropriada exercício. Mesmo os idosos frágeis podem melhorar a sua capacidade de realizar atividades da vida diária quando fornecidos a qualidade adequada e quantidade de exercício. Profissionais de saúde e fitness seriam sábios em desenvolver e sustentar programas de fitness para pessoas de idade de aposentadoria.
Portanto, a saúde e muitos profissionais de fitness estão tomando o tempo para criar programas de fitness apropriados para manter os idosos saudáveis e ativos.

4. Exercício e perda de peso. Além de nutrição, o exercício é um componente chave de um programa de perda de peso adequado. Profissionais de Saúde e fitness que oferecem programas de perda de peso estão cada vez mais incorporando o exercício regular e restrição calórica para um melhor controle de peso em seus clientes.

5. Crianças e obesidade. Com a obesidade infantil cresce a um ritmo alarmante, os profissionais de saúde e fitness vêem a epidemia como uma oportunidade de criar programas adaptados às crianças com sobrepeso e obesos. Programas corporativos e clínicas também podem ver isso como uma oportunidade para desenvolver programas especializados de atividade física para crianças de seus funcionários e clientes.
Resolver o problema da obesidade infantil terá um impacto sobre a indústria de cuidados de saúde hoje e para os próximos anos.

6. Formação pessoal. Mais e mais estudantes estão se formando em cinesiologia, o que indica que os alunos estão se preparando para carreiras nas áreas de saúde aliados à formação pessoal. Educação, formação e credenciamento próprio para Personal Trainers têm se tornado cada vez mais importante para as instalações de saúde e fitness que os empregam.

7. Núcleo de formação. Esta tendência acentua força e condicionamento dos músculos estabilizadores do abdômen, tórax e costas. O núcleo de formação especificamente enfatiza condicionamento dos músculos do meio-corpo, incluindo a pélvis, costas, quadris e abdômen - todos os quais oferecem apoio necessário para a coluna.
Núcleo de formação continua a usar bolas de estabilidade, BOSU, quadros de oscilação e rolos de espuma, entre outros acessórios. Exercitar os músculos do núcleo pode permitir que o cliente ou paciente para melhorar a estabilidade geral do tronco e transferência de que para as extremidades, permitindo que o indivíduo para atender às demandas das atividades da vida diária e para o desempenho de diversos esportes que exigem força, velocidade, e agilidade.

8. Grupo de treinamento pessoal. Em tempos de desafios econômicos, muitos treinadores pessoais estão oferecendo opções de treinamento em grupo. Treinamento de duas ou três pessoas ao mesmo tempo faz sentido econômico para ambas as treinador e para os clientes.

9. Zumba e outros exercícios de dança. Um treino que exige energia e entusiasmo, Zumba combina ritmos latinos com intervalo de exercício e treinamento de resistência.

10. Aptidão funcional. Esta é uma tendência em direção ao uso de treinamento de força para melhorar o equilíbrio e facilidade de vida diária. Aptidão funcional e programas de fitness especial para os adultos mais velhos estão intimamente relacionados.

11. Yoga. Yoga assumiu uma variedade de formas dentro dos últimos dois anos (como o Power Yoga, Yogalates, dentre outras formas). Dvd´s de instrução e livros são abundantes, assim como o crescente número de certificações para os muitos formatos.

12. Programação de Promoção Integral à Saúde no local de trabalho. Worksite, programas de promoção de saúde saltou de nº.20 em 2010, para o 12 º em 2011. Esta é uma tendência para uma série de programas e serviços prestados para melhorar a saúde dos trabalhadores e incorpora sistemas para avaliar seu impacto sobre a saúde, os custos de cuidados de saúde e produtividade do trabalhador. Alguns destes programas estão alojados dentro do edifício da empresa ou corporação, ou em seu campus. Dentro do contexto da reforma pendente de cuidados de saúde nos Estados Unidos, os programas de promoção da saúde podem assumir uma importância adicional no futuro.

13. Boot Camp. Boot Camp é uma atividade de alta intensidade, estruturada padronizada no estilo militar.Boot Camp inclui força, cardiovascular, resistência, flexibilidade e exercícios e, geralmente, envolve exercícios indoor e outdoor normalmente liderados por um instrutor. Devido a sua escalada no ranking em apenas 2 anos, com uma ligeira diminuição na análise de tendências deste ano, será interessante ver se os programas do Boot Camp continuarão como uma tendência na indústria de fitness.

14. Atividades ao ar livre. Esta é uma tendência para os profissionais de saúde e fitness. Talvez a melhor razão por que motivo parece haver uma tendência de alta para atividades ao ar livre veio de um entrevistado que escreveu "As melhores coisas sobre as atividades ao ar livre são que você não se cansa você dá a sua mente descanso e coloca a maior parte de sua energia para o aspecto físico do seu corpo e, o melhor de tudo, você nem sequer percebe que está se exercitando".

15. Atingir novos mercados. Esta é uma tendência que identifica novos mercados em todos os aspectos da indústria de saúde / fitness. Com cerca de 80% dos americanos não têm um programa regular de exercícios ou um lugar para o exercício, programas clínicos, empresarial e comunidade devem explorar este enorme mercado. Tal como acontece com algumas das outras tendências já discutidas, os profissionais de saúde, fitness e seus empregadores podem estar à procura de novas formas de entregar os seus serviços para a maioria das pessoas que ainda não estão engajadas em seus programas.

16. Spinning (Ciclismo Indoor). Este programa de fitness de grupo tem sido descrito como pedalar ao ar livre sem temperatura, umidade ou outras mudanças ambientais. Música de fundo otimista motiva as pessoas através deste treino de alta intensidade. Aulas de spinning tem sido relatadas para serem um dos programas mais populares do grupo de exercício no setor comercial.

17. Formação para esportes específicos. Esta tendência incorpora treinamento específico para esportes como baseball e tênis, projetadas especialmente para os jovens atletas. Esta é uma tendência interessante para a indústria da saúde / fitness ao longo dos próximos anos e tende a atrair um novo mercado para os clubes, academias e comunitários, bem como oferecer um tipo diferente de serviço que pode levar a aumento de receita.

18. Programas de Incentivo do Trabalhador. Aparecendo pela primeira vez no top 20 na pesquisa 2011 são programas de incentivo do trabalhador. Esta é uma tendência para a criação de programas de incentivo para estimular mudanças positivas de comportamento saudável. Esta tendência pode representar um ressurgimento de programas de saúde corporativa como um resultado potencial de redução de custos de cuidado com saúde.

19. O coaching de bem-estar. Esta é uma tendência que incorpora a ciência da mudança de comportamento para promoção da saúde e prevenção de doenças. Treinador de bem-estar, muitas vezes usa uma abordagem semelhante a um personal trainer, fornecendo apoio, orientação e encorajamento. Se concentra nos valores do cliente, necessidades, visão e objetivos. Parece que treinar bem-estar e suas técnicas de princípios de mudança de comportamento estão sendo adotadas não só por personal trainers, mas também por prestadores de cuidados de saúde.

20. Referências médicas. Esta é uma tendência emergente, que traz parcerias da comunidade médica com os profissionais de fitness, oferecendo os devidos encaminhamentos para os pacientes.

Fonte: www.acsm.org

www.educacaofisica.com.br

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Alimentos que aceleram o metabolismo ajudam a perder peso

Alguns alimentos, aliados a bons hábitos, colaboram com a aceleração do conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do corpo.


Amêndoas: são um dos lanchinhos preferidos dos nutricionistas, pois fornecem vitaminas e fibras ao organismo, além de fornecer a sensação de saciedade por mais tempo quando comparadas a itens como pães e bolachas 

Maçã: alimento de baixa caloria, a maçã ajuda a acelerar o metabolismo, colaborando para a perda de peso 

Alimentos ricos em vitamina B: ricos em fibras e proteínas, com pouca gordura, alimentos com concentrações de vitamina B também levam mais tempo para serem digeridos, o que ajuda a manter o corpo satisfeito por mais tempo. Não dispense ovos, feijões e outros, como espinafre

Pimenta: uma substância presente no alimento é apontada como aceleradora do metabolismo. Apenas não vale usar os molhos à base de pimenta, pois estes costumam ser muito calóricos

Carnes magras: as proteínas presentes nas carnes levam bastante tempo para serem digeridas, o que aumenta a sensação de saciedade por mais tempo. Isso faz com que o corpo necessite usar mais calorias para a tarefa

Água: manter o corpo hidratado acelera o metabolismo além de ajudar a ganhar sensação de saciedade. Outros benefícios de beber água são o aumento da energia, ajudar na saúde em geral e ajudar a perder peso

Frutas vermelhas: são ricas em antioxidantes, fibras e de baixa caloria. Ajudam a substituir as opções de doces e pães entre as refeições

Iogurte de baixas calorias: pesquisas apontam que o item na dieta ajuda no processo de perda de peso e ainda é rico em cálcio, que também colabora na tarefa

Chá-verde: os antioxidantes presentes na bebida ajudam a acelerar o metabolismo. A recomendação é a de começar o dia com uma xícara para começar o processo logo pela manhã

Salmão: fornece ômega 3 ao organismo, um tipo de gordura essencial para manutenção do corpo. É bom para conferir aspecto de jovialidade ao rosto

Correr no sol exige cuidados com roupas e a hidratação


Um treino de 40 minutos num dia de calor equivale a uma hora de atividade no frio
Correr no sol é passatempo preferido de muitos atletas que praticam o esporte. O brilho do dia e a temperatura mais alta funcionam como itens extras de motivação mesmo para quem já não precisa mais disso.
A princípio, não há problemas em pegar um bronzeado enquanto pratica sua atividade física favorita. Por que a princípio? Porque a resposta definitiva depende dos seus hábitos enquanto treina.
Começando pelo óbvio: nem no inverno dá para dispensar o filtro solar. No calor, então, é indispensável usar um produto com FPS 30, no mínimo, no rosto e no resto do corpo que será exposto aos raios ultravioletas..
Aplique o produto cerca de meia hora antes de sair de casa e lembre-se de repassar a cada duas horas, caso seu programa seja longo.
O sol é um grande aliado da saúde. Além de ajudar na síntese da vitamina D (essencial na absorção do cálcio e do fósforo e, portanto, na combate à osteoporose), os raios solares funcionam como uma espécie de antiinflamatório natural.
Não à toa, os dermatologistas recomendam passeios ao ar livre no tratamento a algumas doenças de pele.
Mas é preciso contar com o relógio para que tudo saia bem. Entre 11h e 15h, ninguém rende sua melhor performance. A temperatura alta provoca exaustão, pois há uma grande perda de água pela transpiração.
Mesmo se hidratando adequadamente, fica difícil repor o que foi gasto sem ficar com o corpo pesado.
O calor também acelera a utilização de glicogênio, um estoque limitado de energia muscular. Um treino de 40 minutos no calor equivale a um treino de uma hora num dia frio.
Quanto à escolha da roupa, vale o básico antes de tudo: opte pelo que for mais confortável (lembrando que o algodão tem um bom toque, mas acaba absorvendo o suor).
Se a transpiração incomoda, as lojas esportivas já dispõem de muitos modelos fabricados em tecidos que secam rapidamente.
Evite correr com roupas apertadas e escuras, que aumentam a temperatura do corpo e encurtam seu treino pelo cansaço.

Crioterapia uma modalidade fundamental na recuperação de atletas

O uso da crioterapia para finalidade terapêutica é muito utilizado por fisioterapeutas e profissionais que lidam com a reabilitação e tratamento de atletas

Neste artigo iremos responder algumas perguntas sobre a utilização do gelo como forma terapêutica, seus benefícios, efeitos fisiológicos, quando e como utilizar a crioterapia de forma a ajudar no tratamento e reabilitação no futebol.

Mas afinal o que é crioterapia?

Crioterapia nada mais é do que a aplicação de alguma substância ao corpo que resulta em remoção do calor corporal (ex: gelo), diminuindo assim, a temperatura dos tecidos.

Efeitos fisiológicos da crioterapia na fase aguda de lesão

Metabolismo celular - a aplicação de gelo na fase aguda faz com que o ocorra uma vasoconstrição, ocorrendo que o metabolismo celular trabalhe de forma mais lenta, fazendo que as reações químicas também trabalhem lentamente. Sabe-se também que o frio age inibindo a liberação de histamina. Após uma lesão as células lesadas estimulam a liberação de histamina que é um poderoso vasodilatador que acarreta um aumento drástico no fluxo sanguíneo para determinada área. O efeito global deste processo é o surgimento e a manutenção de grandes quantidades de líquido edematoso.

Dor - o frio é um recurso que também é utilizado para alivio da dor, ajudando assim no tratamento e na reabilitação das lesões. Uma redução na velocidade de condução nervosa após a aplicação de crioterapia, o frio alivia a dor através do mecanismo de controle das comportas por interferir na transmissão dos impulsos dolorosos.

Espasmo muscular - existem três hipóteses: 1) Diminuição da transmissão nervosa pelas vias aferentes ( o frio diminui a velocidade da condução nos nervos motores e sensitivos, causando uma diminuição na atividade motora);2) mecanismo reflexo; 3) quebra do ciclo espasmo-dor, sendo que, com o efeito analgésico do uso do gelo, ocorreria a diminuição da dor, levando assim, à quebra do ciclo espasmo-dor.

Qual o maior beneficio do uso da crioterapia?

O maior beneficio além dos efeitos que a crioterapia oferece, seria o baixo custo e a fácil aquisição, pois como gelo é um produto natural, e de fácil acesso, fazendo com que o custo beneficio seja baixo.

Quando e como utilizar a crioterapia?

A crioterapia geralmente é utilizada na fase aguda da lesão, é utilizada de diversas formas como em bolsas de gelo convencionais, bolsas de gelo comerciais, balde ou banho de gelo e também massagem com gelo.

Pra que serve o banho de imersão?

O uso do banho de imersão ajuda a evitar micro lesões evita espasmo muscular, promove o relaxamento, quebra o ciclo dor-espasmo-dor e realizada após atividade física, durante um período de 3 a 5 minutos, com isso faz com que o atleta se recupere de forma mais rápida.

Por Marwan Lopes*
http://marwanfisio.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails