segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Crioterapia uma modalidade fundamental na recuperação de atletas

O uso da crioterapia para finalidade terapêutica é muito utilizado por fisioterapeutas e profissionais que lidam com a reabilitação e tratamento de atletas

Neste artigo iremos responder algumas perguntas sobre a utilização do gelo como forma terapêutica, seus benefícios, efeitos fisiológicos, quando e como utilizar a crioterapia de forma a ajudar no tratamento e reabilitação no futebol.

Mas afinal o que é crioterapia?

Crioterapia nada mais é do que a aplicação de alguma substância ao corpo que resulta em remoção do calor corporal (ex: gelo), diminuindo assim, a temperatura dos tecidos.

Efeitos fisiológicos da crioterapia na fase aguda de lesão

Metabolismo celular - a aplicação de gelo na fase aguda faz com que o ocorra uma vasoconstrição, ocorrendo que o metabolismo celular trabalhe de forma mais lenta, fazendo que as reações químicas também trabalhem lentamente. Sabe-se também que o frio age inibindo a liberação de histamina. Após uma lesão as células lesadas estimulam a liberação de histamina que é um poderoso vasodilatador que acarreta um aumento drástico no fluxo sanguíneo para determinada área. O efeito global deste processo é o surgimento e a manutenção de grandes quantidades de líquido edematoso.

Dor - o frio é um recurso que também é utilizado para alivio da dor, ajudando assim no tratamento e na reabilitação das lesões. Uma redução na velocidade de condução nervosa após a aplicação de crioterapia, o frio alivia a dor através do mecanismo de controle das comportas por interferir na transmissão dos impulsos dolorosos.

Espasmo muscular - existem três hipóteses: 1) Diminuição da transmissão nervosa pelas vias aferentes ( o frio diminui a velocidade da condução nos nervos motores e sensitivos, causando uma diminuição na atividade motora);2) mecanismo reflexo; 3) quebra do ciclo espasmo-dor, sendo que, com o efeito analgésico do uso do gelo, ocorreria a diminuição da dor, levando assim, à quebra do ciclo espasmo-dor.

Qual o maior beneficio do uso da crioterapia?

O maior beneficio além dos efeitos que a crioterapia oferece, seria o baixo custo e a fácil aquisição, pois como gelo é um produto natural, e de fácil acesso, fazendo com que o custo beneficio seja baixo.

Quando e como utilizar a crioterapia?

A crioterapia geralmente é utilizada na fase aguda da lesão, é utilizada de diversas formas como em bolsas de gelo convencionais, bolsas de gelo comerciais, balde ou banho de gelo e também massagem com gelo.

Pra que serve o banho de imersão?

O uso do banho de imersão ajuda a evitar micro lesões evita espasmo muscular, promove o relaxamento, quebra o ciclo dor-espasmo-dor e realizada após atividade física, durante um período de 3 a 5 minutos, com isso faz com que o atleta se recupere de forma mais rápida.

Por Marwan Lopes*
http://marwanfisio.blogspot.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails