quarta-feira, 10 de março de 2010

Controle do Stress

Pare, pense e respire
Técnica de respiração ajuda no controle do estresse
Por Carolina Beu
Sente-se estressado? Então pare tudo o que está fazendo e simplesmente... Respire. É, isso mesmo! Para os adeptos da técnica de meditação criada pelo indiano Sri Sri Ravi Shankar, fundador da ONG Arte de Viver, a importância do ato de respirar está além da vital troca de oxigênio e dióxido de carbono com o meio ambiente. Por meio de exercícios que alternam o ritmo da respiração, o método de Shankar propõe a eliminação de toxinas do corpo e o combate dos sintomas da ansiedade e do estresse.
Conhecida como Sudarshan Kriya (do sânscrito Su = apropriada; Darshan = visão; Kriya = ação purificadora), a técnica advêm da tradição iogue, que ensina como utilizar a respiração para lidar com o controle das emoções. “Não temos a cultura de prestar atenção no modo como respiramos e, por isso, acaba que não utilizamos mais do que 30% de nossa capacidade pulmonar. A respiração é a ligação entre nossa mente e nosso corpo”, afirma Cristina Armelim, coordenadora regional da sede da organização em São Paulo.
Segundo Cristina, respirar corretamente significa limpar o interior do corpo. “Para isso, são feitos exercícios que dividem a respiração em três estágios: clavicular, torácico e abdominal. A técnica alterna diversos ritmos respiratórios para realizar a limpeza das células e leva a um estágio de repouso mental profundo, acalmando os pensamentos negativos e liberando as emoções”, explica a coordenadora. A prática do Sudarshan Kriya, quando seguida rigorosamente, é capaz de eliminar cerca de 80% das toxinas do corpo.
Além da redução do estresse, o método também é indicado para promover a melhora da saúde, estimular a criatividade e a autoestima. A lógica é muito simples. Quando somos acometidos por uma emoção o nosso ritmo respiratório muda: se estamos com raiva não respiramos do mesmo modo como quando estamos alegres. O Sudarshan Kriya propõe a inversão desses eventos, fazendo com que aprendamos a controlar a respiração primeiro, para daí sim lidarmos com a mente e as emoções. A ONG Arte de Viver contabiliza que cerca de 20 milhões de pessoas já foram beneficiadas pela técnica em todo o mundo.
Arte de viver
A Fundação Arte de Viver é consultora do Conselho Econômico e Social da ONU e seus trabalhos estão presentes em 152 países. O fundador Sri Sri Ravi Shankar, líder humanitário que tem inspirado e dirigido inúmeros projetos sociais e educacionais em todo o mundo, foi indicado recentemente ao Prêmio Nobel da Paz. Com o intuito de caminhar em direção a um mundo mais pacífico e sustentável, a instituição desenvolve programas de ação social e educacional que promovem os valores humanos na sociedade, fomentam o respeito às diferenças e a integração entre os povos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails