quarta-feira, 31 de março de 2010

Exercício Pullover - Peitoral ou Costas?

(Click na imagem para ampliar)

Ativação Eletromiográfica do Exercício Pullover
Por Paulo Marchetti*

Cada vez mais, o treinamento de força (musculação), vem ganhando espaço no cenário mundial como um meio eficiente para a obtenção de índices ótimos de qualidade de vida, no que tange ao aumento da capacidade funcional ou mesmo à estética corporal desejada.

Entretanto, para a real obtenção de tais benefícios, faz-se necessário um entendimento ótimo tanto das variáveis que geram a alteração do estado fisiológico individual (carga de treino), como da melhor mecânica corporal para a otimização da ativação muscular específica.

Deste modo, o bom entendimento dos parâmetros biomecânicos de execução dos exercícios é de extrema importância para a redução dos níveis de lesão e para a obtenção do melhor rendimento muscular. Assim, entra em cena a ciência do treinamento, que vem auxiliar no entendimento e conseqüente otimização de tais variáveis, que por tanto tempo permaneceram dominadas pelo conhecimento empírico dos praticantes. 

A área intitulada neuromecânica auxilia na compreensão de como o sistema nervoso interpreta a ação articular (torque), e solicita a musculatura específica da forma mais eficiente e econômica possível.

Para isto, utilizamos uma técnica chamada eletromiografia, que quantifica a ação elétrica muscular por meio de eletrodos dispostos superficialmente nos músculos, definindo sua real participação nos movimentos estudados. O exercício pullover, então, foi escolhido como foco deste estudo, pois dentre os exercícios executados na sala de musculação, este é o que possui maior controvérsia quanto à participação dos diversos músculos, principalmente peitoral maior e latíssimo do dorso. 

Na literatura disponível atualmente, apenas um autor (Delavier, 2000) faz menção a tal exercício, entretanto, sua abordagem é simplesmente anatômica, o que diminui a confiabilidade em tais informações, quando se tem por base o pressuposto de que existe uma forte dependência neural na ativação muscular.

O estudo conduzido enfatizou a ativação eletromiográfica dos grupos musculares: peitoral maior e latíssimo do dorso, em uma tarefa dinâmica de baixa velocidade e utilizando como sobrecarga 30% da massa corporal do indivíduo. Baseado neste estudo observa-se uma maior participação (aproximadamente 50%) na ação muscular do peitoral maior em relação ao latíssimo do dorso. Obviamente, a ação de ambos é aumentada em ângulos articulares extremos em função da maior alavanca corporal e, conseqüentemente, maior solicitação por parte do sistema nervoso. Pode-se observar também, diferenças na fase concêntrica e excêntrica dos músculos estudados. Estudos neuromusculares relatam diferenças da ativação muscular nas diferentes fases do movimento, sendo a fase concêntrica a de maior ativação das fibras musculares (unidades motoras).

O presente estudo corrobora tais afirmações, pois se comprova uma maior atividade eletromiográfica na fase concêntrica do movimento. Pode-se concluir então, que o pullover é um exercício que solicita ambos os músculos, embora sua participação durante o movimento seja diferenciada e, nas várias fases de movimento, ocorre uma solicitação neuromuscular específica.

*Paulo Marchetti é Mestre em Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício, Membro do Laboratório de Biofísica – EEFEUSP

11 comentários:

Anônimo disse...

Posso entao prescrever esse exercicio tanto para treino de costas quanto para treino de peitoral?

Thomaz Silva disse...

Segundo o estudo acima sim! Porém ele será mais eficaz no desenvolvimento do Músculo Peitoral Maior, em relação ao Músculo Latíssimo do dorso, ou seja, há outros exercícios que podem desenvolver mais o Músculo Latíssimo do dorso.
Para ficar um pouco mais claro, segue as ações do M. Latíssimo do Dorso: Adução, extensão e rotação medial do braço. Depressão do ombro.

Unknown disse...

Primeiro vamos descartar essa ilustração pontuando músculos neuroativos? tenho pânico ao observar o corpo humano sendo exposto de forma fracionada.A melhor colocação deste texto foi que;nas várias fases de movimento, ocorre uma solicitação neuromuscular específica.

Vamos la..
O pullover: movimento funcional,multi planar,cadeia fechada, produção de força integrada. Sendo assim este movimento pode ser fracionado?
Quantos participantes desse estudo eletromiográfico possuem rotação interna de ombros?..será que iria interferir nas respostas de distribição elétrica do estudo? é um caso a se pensar não?
"VOCÊ É TÃO FORTE QUANTO SEU ELO MAIS FRACO"
É hora de deixar de fragmentar o corpo, e percebelo como uma única unidade.

Se reportarmos músculos neuro ativos em movimentos multiplanares envolveldo a cintura escapular;

Alça 3A
ELEVAÇÕES/ROTAÇÕES
Deltóides anterior, médio e posterior + Supraespinhoso (rot.ext) + Trapézio + Subescapular (rot.int) + Coracobraquial + Infra-espinhal (rot.int.) + Redondo maior (rot.int) e menor (rot.ext) + Peitoral maior (p.clavicular) + Grande dorsal (abd.hor., rot.int e ext.)+ Bíceps braquial + Tríceps (p.longa)
(Deltóides + Trapézio + Rotadores

IS-6
ABDUÇÃO HORIZONTAL DO OMBRO
Deltóide Posterior + Trapézio + Rombóides maior e menor + Infraespinhal + Grande dorsal
(Deltóide posterior + Trapézio)

IS-7
ADUÇÃO HORIZONTAL DO OMBRO
Deltóide anterior + Peitoral maior + Coracobraquial + Bíceps braquial (p.curta)
(Deltóide anterior + Peitoral maior)


Att Prof. Antonio Andrade

Anônimo disse...

Antonio Andrade seu comentário foi de extrema qualidade, acredito que os profissionais de Educação Física necessitão enchergar mais o corpo de maneira integrada do que isolada. Mas não concordo com a afirmação que o exercícios pullouver seja de cadeia cinética fechado, pois na verdade a sua cadeia cinética é aberta, devido a sua extremidade distal esta livre no espaço.

Anônimo disse...

Necessitam!!!

Thomaz Silva disse...

Obrigado pelo comentário Antonio. Você fez ótimas colocações.
Mais vale lembrar que o presente estudo quer averiguar a atividade elétrica de dois músculos específicos dentro do exercício Pullover. Apenas isso!

"O estudo conduzido enfatizou a ativação eletromiográfica dos grupos musculares: peitoral maior e latíssimo do dorso, em uma tarefa dinâmica de baixa velocidade e utilizando como sobrecarga 30% da massa corporal do indivíduo."

Ou seja, não visa mostrar qual o melhor método de treino e nem visa avaliar a atividade elétrica dos demais músculos envolvidos no exercício citado.

Unknown disse...

Respondendo ao anônimo..
Saliento que sua observação sobre cadeia aberta e fechada está presa a concepções tradicionis, porém importantes.Forças, vetores, alavancas, são estudadas continuamente. Pergunta; Se a mecãnica do exercício fosse realizada em uma fita de suspensão- TRX, o exercício seria em que cadeia?
SERÁ QUE O PONTO DE OBSERVAÇÃO SERÁ AS EXTREMIDADES DISTAIS DO CORPO? OU PODEMOS CLASSIFICAR OBSERVANDO DEMAIS ALAVANCAS ENVOLVIDAS NA REALIZAÇÃO DO PADRÃO? as diversas alavancas do corpo se movimentam acompanhando um arco gerido pela gravidade, no ato de flexionar do" ombro". Vamos criar mais uma problemática! VAMOS PARA UM PADRÃO CLÁSSICO; "'supino" alguma diferença em cadeia ele sendo realizado tradicionalmente,e ele realizado no trx?

Unknown disse...

Thomaz..
Só pontuei músculos e ações seguindo o que foi descrito em contexto.
SUAS PALAVRAS;
"""Para ficar um pouco mais claro, segue as ações do M. Latíssimo do Dorso: Adução, extensão e rotação medial do braço. Depressão do ombro"".
AGORA GOSTARIA DE DEIXAR UMA PERGUNTA; Existe algum movimento multi planar objetivando um músculo específico?

Ellegancy Costuras Atelier disse...

Thomaz, Antônio e anônimo.

Se eu treinar peitoral em um dia e no oútero eu for treinar dorsal, posso incluir o pulo o ver no treino de dorsais ou eu desgastar ia o peitoral ainda em recuperação só treino no dia anterior?

Muito obrigado

Ellegancy Costuras Atelier disse...

Corrigindo. No outro.

Pareceu que eu quis dizer útero kkkk

Ellegancy Costuras disse...

Meu corretor ortográfico está horrível.

Vamos lá.

Se eu treinar peitoral em um dia e no outro eu for treinar dorsal, posso incluir o pulo over no treino de dorsais ou eu desgastaria o peitoral ainda em recuperação do treino no dia anterior?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails