terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A importância do café da manhã

Você já parou pra pensar no quanto é importante tomar café da manhã? Tamanha a importância desta refeição, ela tem recebido atenção até mesmo no meio acadêmico, comprovando o que ouvimos desde pequenininhos: “O café da manhã é a refeição mais importante do dia!”.
As pessoas que tomam café da manhã, mantém uma dieta mais saudável ao longo do dia e ficam mais ativas fisicamente. Quem não faz a refeição da manhã, tende a exagerar na quantidade de comida na hora do almoço, adquirindo mais gorduras e calorias.

Quando acordamos as reservas de energia corporal estão baixas, por que apesar de estar dormindo, o nosso corpo continua consumindo energia para manter nossas funções vitais (respiração, circulação sanguínea e atividade cerebral). Por isso o café da manhã é tão importante. Ele tem a função de reabastecer as reservas energéticas gastas durante o sono.


O café da manhã funciona como um auxílio no controle do apetite para as refeições seguintes do dia. E além disso, estimula o gasto de energia para digestão e absorção dos alimentos consumidos. As pessoas devem fazer o desjejum, porém é necessário que cuidem das quantidades e façam a escolha de alimentos saudáveis para tal momento. Os alimentos mais adequados para esta refeição são as frutas, o leite e seus derivados, os carboidratos e também os cereais integrais, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade e contribuem diretamente para o controle do colesterol e da glicemia em pessoas diabéticas.


Um café da manhã equilibrado só contribui para a nossa saúde, nos trazendo benefícios e nos proporcionando uma melhor qualidade de vida.


Fonte: www.mundoverde.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails