sábado, 15 de agosto de 2009

Prescrição de exercícios para populações especiais - o caso do Diabético

Prescrição de exercícios e as principais variáveis a se considerar em relação a diabéticos.

DIABETES MELLITUS
O diabetes é um grupo de doenças metabólicas que causam alterações na secreção e ação da insulina e pode ser classificada em:
- DIABETES TIPO I (DMID): causada pela destruição das células beta do pâncreas o que acarreta em completa deficiência da insulina.
- DIABETES TIPO II (DMIR): Causada pela resistência a insulina. Aproximadamente 90 a 95% de todos os diabéticos são do tipo II e, normalmente, também são obesos. Ao contrário dos diabéticos tipo I, os indivíduos classificados como tipo DMIR possuem alta concentração de insulina no sangue.

AVALIAÇÃO FÍSICA E CLÍNICA
Antes de se engajar em um programa de exercícios, o indivíduo diabético deve passar por uma completa e extensiva avaliação médica. Avaliações cardiovasculares, do sistema nervoso dos rins e do sistema visual são fundamentais devido a possíveis complicações oriundas da doença.

PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO
Como o exercício é essencial para o controle da glicose sanguínea ele é altamente recomendado para esse tipo de população. Benefícios adicionais incluem controle do peso corporal, diminuição da pressão arterial e melhora do bem-estar.

As recomendações para prescrição dos exercícios aeróbios incluem:
- FREQUÊNCIA: 3 A 4 VEZES NA SEMANA;
- DURAÇÃO: 20 A 60 MINUTOS;
- INTENSIDADE: 50% A 60% DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE RESERVA;
- GASTO CALÓRICO SEMANAL ORIUNDO DAS SESSÕES DE TREINO: 1000 kcal por semana para diabéticos do tipo II. Caso o objetivo seja perda de peso 2000 kcal (ou acima) são recomendadas.

Já as recomendações para prescrição dos exercícios resistidos incluem:
- FREQUÊNCIA: DE 2 A 3 VEZES NA SEMANA;
- INTESIDADE: 40% A 60% DE 1RM;
- VOLUME: 1 SÉRIE DE 10 A 15 REPETIÇÕES PROGREDINDO, POSTERIORMENTE, PARA 15 A 20.

- RECOMENDAÇÕES: Técnicas apropriadas durante a execução dos exercícios são recomendadas evitando-se a manobra de valsava (principalmente para pacientes com retinopatia, pois o aumento da pressão arterial pode causar o deslocamento da retina ou hemorragia vítrea). Além disso, recomenda-se monitoramento da glicemia antes, durante e ao final do exercício (alguns estudos demonstram que exercícios intensos podem levar a hipoglicemia tardia 48 horas após o término da sessão de exercícios).

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ACSM´s GUIDELINE FOR EXERCISE TESTING AND PRESCRIPTION. SEVENTH EDITION. LIPPINCOTT WILLIAMS & WILKINS, 2006.
PARA SABER MAIS ACESSE:
WWW.METODOMAISVIDACOM.BR

Fonte: http://www.alexandrelevangelista.com.br/
Publicado no dia 13/08/2009

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails