segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fibromialgia - Práticas de exercícios na água ajudam pacientes

(Click na imagem para melhor visualização)

Práticas de exercícios na água ajudam pacientes de fibromialgia
MBPress - Natação


A natação pode auxiliar na melhora do quadro de fibromialgia. Esse foi o resultado de estudo realizado por cientistas espanhóis e portugueses após análise de um grupo de 33 mulheres com a doença.

A fibromialgia consiste na atrofia das fibras musculares tipo II, edema focal, alterações mitocôndriais, diminuição das concentrações de glicogênio e hipóxia das fibras musculares causadas por alterações da microcirculação. Os sintomas são fortes dores espalhadas pelo corpo. Em alguns casos, o paciente não consegue discerni se o incomodo é muscular, articular ou nos ossos.

O grupo foi dividido em dois cujo primeiro passou por três aulas semanais de natação e o outro não praticou nenhum tipo de exercício. Após oito meses de tratamento, o primeiro grupo se destacou pela diminuição considerável das dores, resultando em melhor qualidade de vida. O segundo continuou com o mesmo quadro.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br


Nota do Blog: Os exercícios para os portadores de Fibromialgia devem ser bem elaborados e controlados, para assim então trazer benefícios ao invés de agravar a situação. Lembre sempre de procurar um Profissional capacitado para ajudar no tratamento. Para mais informações sobre Fibromialgia consulte também o site www.fibromialgia.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails