segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Os atletas de verão

Porto Alegre - Os desesperados do verão. Dessa tribo fazem parte aqueles que passaram o ano sem praticar exercício físico, culpando a falta de tempo pelo sedentarismo. Agora, com mais tempo disponível e, principalmente, com a perspectiva aterradora do biquíni ou da sunga, eles resolveram que devem começar. Até aí tudo bem, atitude louvável que pode criar o benéfico hábito de manter uma atividade para a vida toda.- Quando a pessoa sente o bem-estar e o prazer que a atividade física proporciona, ela dá um jeito de encaixar a prática na rotina quando volta das férias - acredita a professora de educação física Rafaella Bella Giustina, especialista em fisiologia de exercício. Os problemas começam quando os atletas de verão resolvem se arriscar em atividades mirabolantes sem o preparo necessário, o chamado overtraining. - É comum ver pessoas praticando exercícios para os quais não têm não apenas o condicionamento cardiovascular necessário como a musculatura para protegê-las contra lesões - explica a professora Sandra Spiller, especialista em musculação e fisiologia do exercício. Daí para ganhar uma lesão no joelho ou no ombro é fácil. Portanto, preste atenção nas dicas do quadro abaixo e nos cuidados recomendados por especialistas.

Fique esperto
- A musculação, além de modelar a silhueta e tonificar, também cumpre o importante papel de proteger as articulações, evitando lesões causadas pela prática de outras modalidades.
- Caminhada é sempre indicada. Para quem está sem praticar atividade física, o ideal é começar com meia hora, três vezes por semana. Ouça seu corpo e vá aumentando freqüência e duração.
- Aproveite a praia e instaure o hábito de fazer uma bela caminhada à beira-mar.
- Pedaladas também são bem-vindas, sempre observando para não exagerar no tempo sobre a bike.
- A pessoa que se exercita sente menos os efeitos da rotina bagunçada do verão, como eventuais excessos na alimentação ou menos horas de sono.
- Antes de iniciar uma atividade física, é recomendada uma visita ao médico para checar condições nos sistemas articulares e cardiovasculares.
- Comece com calma. Você não vai resolver o que não fez durante todo o ano em um ou dois meses. Mas começando devagar, com exercícios aeróbicos e localizados combinados a uma alimentação balanceada, você pode sentir os benefícios para saúde e estética bem rápido.
- Evite a prática de exercício nos horários de sol forte. E, sempre que se exercitar ao ar livre, não esqueça de proteger a cabeça com boné e a pele com protetor solar.
- Roupas leves e tênis adequado também são indispensáveis.- Para quem busca o emagrecimento, pode apostar também na musculação, que acelera o metabolismo.

Consulta: professoras de educação física Rafaella Bella Giustina e Sandra Spiller e o médico ortopedista Leonardo de Mesquita Cruz
Pioneiro - Saúde/ RS - Atividade Física - 15/01/2007
www.educacaofisica.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa é a época do ano onde as academias mais lucram. Afinal muita gente quer tirar um atraso de meses em poucos dias. As vezes dá certo, as vezes não.

Thomaz Silva disse...

Pensando na academia, essa estação do ano é boa no aspecto financeiro, vide que ela gera um impulso financeiro maior do que as demais estações do ano. Já o lado ruim fica pelas outras estações do ano, que normalmente não tem o mesmo número de alunos, claro que ai devem entrar algumas medidas de captação de alunos por parte da Academia para se manter.

Já pelo lado do aluno, o lado bom esta na vontade de praticar uma atividade física, saindo assim do sedentarismo, se tornando uma pessoa ativa e ganhando benefícios para sua saúde. O lado ruim fica em torno daqueles alunos que tem pressa em ter os resultados, e com isso podem ter problemas, mesmo porque o corpo precisa se adaptar a atividade.

Um abraço, e treinem com responsabildade.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails