quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Brasil passará a produzir insulina


Por Jornalismo Portal EF

O Ministério da Saúde anunciou que a partir deste ano, o Brasil passará a produzir cristais de insulina, que é o principio ativo do medicamento utilizado para tratar pacientes com diabetes. 

A produção no País será feita a partir de um acordo de transferência de tecnologia entre o Ministério da Saúde e o laboratório ucraniano Indar, um dos três do mundo que produzem o medicamento. 

O acordo com o laboratório alemão prevê que o início dessa produção comece ainda em 2013, para que dessa forma a fábrica da substância esteja estruturada até 2014. Se o cronograma for cumprido, em 2015 serão feitos os primeiros testes que irão qualificar e propor ajustes técnicos para a validação das instalações, e por fim, em 2016 o Brasil deverá estar apto a produzir insulina em escala industrial. 

Cerca de 3,5 milhões de frascos do remédio deverão chegar ao País até abril e, se necessário, esse número poderá chegar a 10 milhões até dezembro, segundo o Ministério. Aos cofres públicos, estima-se que a produção do medicamento no Brasil gere uma economia de 1,3 bilhão de reais.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails