domingo, 23 de dezembro de 2012

Avaliação da Hidratação de Atletas



PONTOS PRINCIPAIS 

 -  Apesar de não haver nenhum consenso científico sobre 1) qual é a melhor maneira de avaliar o estado de hidratação dos atletas, 2) quais critérios a serem usados como medidas aceitáveis de resultado ou 3) o melhor período para aplicar os métodos práticos de avaliação, há métodos que podem ser usados para nos dar um feedback útil sobre o estado de hidratação.


- Técnicas de avaliação de hidratação incluem 1) água corporal total estimada pela bioimpedância elétrica, 2) marcadores plasmáticos, tais como alterações na osmolalidade, sódio, hematócrito e hemoglobina ou as concentrações de hormônios que ajudam a regular os líquidos corporais, 3) marcadores da urina, tais como osmolalidade, densidade específica ou cor, 4) mudanças na massa corporal e 5) outras variáveis, tais como quantia ou fluxo de saliva, sinais físicos e sintomas clínicos de desidratação. 


-  Na maioria das situações esportivas, o uso de medidas da massa corporal, associado à dosagem da concentração urinária na primeira urina da manhã, é bastante sensível para detectar os desvios diários da hidratação normal (euidratação). Os métodos são simples, baratos e diferenciam a euidratação da desidratação de maneira precisa; portanto, pode ser usado como único recurso para avaliação.


- Quando é necessário aumentar a precisão das variações agudas da hidratação, as alterações na osmolalidade plasmática, a diluição de isótopos e a massa corporal oferecem variações precisas nas medições geralmente necessárias em pesquisa, desde que no contexto adequado. 


-  Marcadores plasmáticos (além da osmolalidade), bioimpedância elétrica, avaliações da saliva e sinais e sintomas físicos grosseiros da desidratação costumam ser confundidos ou são muito imprecisos para que se tenha uma avaliação confiável do estado de hidratação de atletas.

Leia o artigo completo aqui.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails