quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Das férias para o treino

Para muitos o período de férias começou no meio de dezembro e só acabou agora em janeiro, sendo que alguns ainda prolongam até o meio do mês. O esporte profissional brasileiro está de férias, com exceção dos tidos como de verão (rótulo dado por uma certa emissora de TV). O ciclismo nacional não parou como mostrado na Copa América, e no rastro dela os praticantes das pedaladas mantêm o ânimo nos treinos.

Mas e quem pratica atividade física por saúde e não visa às competições?
Se seguem as orientações do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ou outros órgãos parecidos) o ritmo não deve ter cessado. Se houve um período de pausa absoluta nos treinos, o que é importante para treinos de alta intensidade, é preciso voltar com calma.

Para as corridas de rua, volte com a caminhada até poder correr e atingir seu nível de intensidade anterior. Se pedalar, não precisa colocar o sprint na primeira sessão, mas volte com um ritmo contínuo e aumentando a intensidade gradualmente. Na musculação, faça um período de treino geral visando uma nova adaptação aos movimentos, para depois oferecer essa base ao seu objetivo principal.

Provavelmente também é hora de comparecer ao médico para uma bateria de testes, reafirmando a prontidão para os treinos sem perigo cardiovascular.
Enfim, volte ao seu ritmo de 2008 gradualmente e poderá ter a temporada de 2009 com mais evolução e de qualidade. Afinal, um novo período de férias chegará e os esforços nos treinos ficarão menos difíceis com o aproveitamento das delas.

Bom início de temporada!

Fonte: www.educacaofisica.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails