quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Envelhecimento Saudável

(Click na imagem para melhor visualização)
Em entrevista a Revista Veja, o médico americano Michael Roizen, o papa do rejuvenescimento, citou alguma alterações que ocorrem no corpo das pessoas a partir dos 30 anos, traçando uma linha até os 70 anos. Confira abaixo quando ocorrem algumas alterações e as recomendações do médico para ir contra o relógio da vida.

Primeiramente, somos uma geração privilegiada: “Um brasileiro nascido em 1900 tinha expectativa de vida de cerca de 34 anos. Um bebê que nasceu em 2000 pode esperar viver 70 anos ou mais.”

30 anos e seus efeitos...
Pele: A elastina e o colágeno que dão flexibilidade estão nos mesmos níveis da juventude, mas a epiderme começa a se tornar mais fina e sensível.
Ossos, Olhos e Ouvidos: Nenhuma alteração.
Músculos: Estão no auge da força.
Coração: A pressão ideal de 11,5 por 7,5 tende a subir para 12 por 8.
Recomendações:Homens: Exercícios Aeróbicos regulares (1 hora por dia, três vezes por semana). Controle anual dos níveis de colesterol, pressão arterial e exames preventivos do diabetes.
Mulheres: Os mesmos exercícios recomendados aos homens mais trabalho com peso. Filtro solar diário e cremes com DMAE (estimulante do metabolismo) para a pele. Alimentação balanceada. Avaliação clínica com exame papanicolau e a primeira mamografia no caso de antecedentes familiares.

40 anos e seus efeitos...
Pele: Perda de elastina e colágeno. Rugas de expressão.
Ossos: Perda de massa óssea de 1% a 2% ao ano é normal.
Olhos: Primeiros sintomas de vista cansada.
Ouvidos: Menos acuidade para tons agudos.
Músculos: Depois dos 45 anos, perda de 1% da massa muscular por ano.
Coração: É a idade em que a hipertensão arterial se revela em 80% dos homens com tendência a essa doença. Nos normais, a pressão tende a subir para 12,5 por 8.
Recomendações:
Homens: Aos aeróbicos, acrescentar exercícios regulares com peso. Correção Postural, check-ups cardíacos anuais, exames laboratoriais da próstata. Discutir com o médico a necessidade de suplementos vitamínicos e de tomar um comprimido de aspirina por dia.
Mulheres: Mamografia anual, dieta balanceada com mais peixe, alimentos integrais, castanhas e frutas, e menos carne vermelha e arroz branco. Vitaminas, em especial ácido fólico. Teste de densiometria óssea para detectar osteoporose. Exame postural e exercícios de correção.

50 anos e seus efeitos...
Pele: Surgem manchas (melanoses) na face e nas mãos.
Ossos: Define-se a estrutura óssea para os próximos vinte anos. Se não houver perda por doença, os ossos serão fortes até depois dos 70 anos.
Olhos: A miopia tende a ceder e a vista cansada piora.
Ouvidos: A audição piora mesmo sem nenhuma doença.
Músculos: perda de 1% ao ano se acentua se a pessoa não se exercitar com pesos.
Coração: A pressão tende a ir para 13 por 8,2. Mas o risco de ataque cardíaco fatal por entupimento das artérias cai em função do desenvolvimento da circulação periférica.
Recomendações:Homens: Exercícios físicos com pesos. Exames de colonoscopia e clínico da próstata. Check-up anual completo com avaliação cardíaca e de nível de colesterol. Controle mensal da pressão arterial. Discutir com o médico a necessidade de fazer exames que possam indicar inflamação dos vasos sanguíneos.
Mulheres: Roizen sugere tomar uma aspirina por dia e vitaminas. Discuta com seu médico essa possibilidade. Além dos exames de rotina femininos, fazer os testes de tireóide e colonoscopia (para detectar câncer do cólon), dosagem hormonal e de marcadores tumorais (para outros tipos de câncer).

60 anos e seus efeitos...Pele: Aumento das áreas com manchas com incidência alta de câncer de pele tratável.
Ossos: Sem doenças específicas, a ossatura estará em bom estado geral, com algum desgaste nas juntas.
Olhos: Vista cansada exige lentes mais fortes.
Ouvidos: A audição perde quase totalmente a sensibilidade para frequência altas.
Músculos: Além da perda de massa, músculos não usados se atrofiam.
Coração: Diminui o volume de sangue que o coração consegue bombear. Também cai o consumo de oxigênio pelas celular do músculo cardíaco.
Recomendações:Homens: Os mesmos exercícios dos cinquentões com carga diminuída e frequência aumentada. Exames médicos semestrais para áreas com problemas porventura detectados, como pele e próstata. Exame da função tireoidiana, entre outros motivos, para encontrar possíveis causa orgânicas de depressão e mudança de humor.
Mulheres: Aos exames femininos de rotina acrescentar testes de malignidade de manchas de pele. Fazer os mesmos exames recomendados à faixa dos 50 anos.

Nota do blog: Obviamente que não é uma simples receita de bolo, por exemplo, quanto ao uso de aspirina e vitaminas não existem estudos definitivos sobre seus benefícios, também devemos levar em consideração a individualidade biológica dos seres humanos. Mas o que se faz notar nessa reportagem da Revista Veja é a necessidade de um acompanhamento médico e hábitos saudáveis de vida, como o exercício físico.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails