domingo, 30 de outubro de 2011
Quando recorrer à fisioterapia preventiva?
A fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos.
Ela atua nas mais diferentes áreas com procedimentos e técnicas específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar várias disfunções.
Fisioterapia preventiva
É importante procurar um fisioterapeuta para uma avaliação e se beneficiar da fisioterapia preventiva sempre que sentir uma dor, ainda que mínima, em um determinado movimento, por exemplo, quando uma dona de casa sentir dor ou qualquer sintoma ao pendurar a roupa no varal; ou no escritório quando sentir um desconforto no computador ao pegar o mouse, entre outras situações corriqueiras do dia a dia.
Conheça agora os recursos mais utilizados pela fisioterapia na prevenção de doenças. No caso como é uma aplicação preventiva, obviamente, não foi especificada nenhuma doença, já que a mesma ainda não se manifestou.
Cinesioterapia - terapia pelo movimento. São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos. A reeducação postural é um princípio da cinesioterapia: tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Um dos caminhos é o RPG (Reeducação Postural Global), muito conhecido no Brasil, porém pouco difundido na Europa, onde se prefere os termos Cadeias musculares de Mezière ou Cadeias diagonais de Busquet (oblíquas, transversas), entre outros.
Eletroterapia - estimulação elétrica - utilização de impulsos elétricos com objetivo de aumentar e/ou ativar as funções de um órgão, através de correntes elétricas diversas que podem variar com relação ao tempo e tipo de estímulo.
Termoterapia - Terapia que utiliza o calor como forma de tratar diversas patologias.
Fototerapia - Utiliza aparelhos geradores de luz em diversos tratamentos.
Mecanoterapia - Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.
Massoterapia - Conjunto de abordagens terapêuticas visando à mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos... Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos.
Hidroterapia - Cinesioterapia realizada em ambiente aquático.
Crioterapia - Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e torções.
Equoterapia (ou hippoterapia) - Trata-se do tratamento com auxílio do cavalo: através de seu movimento o cavalo atua (embala) o paciente, ao invés do paciente controlá-lo. O paciente é colocado sobre o cavalo e responde ativamente aos seus movimentos, enquanto o terapeuta com a ajuda de um auxiliar-guia, determina a direção do percurso, a posição da cabeça e a velocidade do cavalo, assim como analisa as respostas do praticante fazendo os ajustes necessários para cada situação.
Fonte:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário