sábado, 1 de outubro de 2011

Plasma Rico Em Plaquetas (PRP)

Uma nova aquisição para acelerar a recuperação dos atletas


A lesão é algo comum na vida de atletas tanto amador como os atletas de alto nível. O atleta é aquele sujeito que esta perto de seus limites fisiológicos por isso tem uma chance maior de sofrer algum tipo de lesão.

A reabilitação dos atletas é algo fundamental, pois a preocupação de médicos e fisioterapeutas não esta apenas relacionada ao atleta retornar a sua atividade em alto nível, mas também e tão importante a reabilitação ser em um menor espaço de tempo.

Para médicos e fisioterapeutas quando o atleta está lesionado, o objetivo é retirar este atleta do departamento médico, mas às vezes dependendo do tipo de lesão que o atleta sofreu, esse tempo pode aumentar então médicos procuram novas técnicas para acelerar este processo de reabilitação.

Uma técnica muito utilizada hoje na reabilitação de jogadores de futebol é o PRP ( Plasma Rico Em Plaquetas), onde jogadores como Paulo Henrique Ganso e Adriano do Corinthians foram submetidos a técnica. Em entrevista a um site de futebol o Dr. Joaquim Grava do Corinthians explica como foi feita a utilização da técnica com o jogador Adriano que sofreu uma ruptura do tendão do calcanhar esquerdo.

- A cirurgia foi bem sucedida, durou 30 minutos. Usamos uma técnica muito utilizada, chamada PRP (Plasma Rico em Plaquetas), que estimula a cicatrização. Não foi uma reconstrução. Foi uma reparação, a sutura do tendão. Para a felicidade do Adriano, (a lesão) não foi no meio do tendão e, sim, na união do tendão com o músculo, o que facilita a cicatrização – explicou.

O tempo de recuperação de Adriano devido a lesão era em torno de 8 meses, mas com o uso da técnica o tempo reduziria para 5 meses.

Perguntado como esta técnica ajuda no processo de recuperação, Grava respondeu:

- O fator de crescimento faz com que o tecido se regenere mais rápido. Ele pode se recuperar mais precocemente em relação àquela data de seis a oito meses. Cinco meses é um tempo acadêmico. Pode diminuir ou aumentar, depende de cada indivíduo. Mas, pelo fato de usarmos o PRP, podemos abreviar esse tempo - ressaltou Grava.

Já Paulo Henrique Ganso, sofreu um estiramento no músculo reto femoral da coxa direita e o prazo previsto para retornar aos gramados girava em torno de 6 semanas, mas com a técnica do PRP esse prazo diminuiu para 4 semanas e o jogador pode entrar em campo na final da libertadores e ajudou o time do santos a ser campeão.

Esta técnica esta sendo muito popular na área da medicina esportiva, e médicos estão utilizando o PRP para reduzir o tempo de recuperação dos atletas e com isso todos ganham, médicos e fisioterapeutas, jogadores e o clube.

Fonte: *Marwan Lopes

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails