terça-feira, 17 de abril de 2012

Quer ser um personal de sucesso? Conheça as 10 competências necessárias e faça um teste

Por Givanildo Matias
O mercado de personal trainer no Brasil ainda não tem referência, ou seja os clientes ainda não sabem o que é bom e o que é ruim. Muitos deles acreditam que opersonal trainer é uma pessoa que vai montar seu treino, estar presente no local e horário que foi combinado, tirar e colocar anilhas e contar as repetições. Ainda é comum alguns clientes não saberem nem que o personal trainer deve ser no mínimo um profissional formado como bacharel em Educação Física.
A boa notícia para os bons profissionais é que felizmente esse mercado que ainda é muito novo está amadurecendo e já podemos perceber que em alguns lugares já existe uma certa concorrência territorial. Essa concorrência vai aumentar e com certeza vai trazer muita coisa boa porque o cliente vai poder comparar para selecionar e contratar um profissional que esteja melhor preparado para atender as suas necessidades. Essa realidade dos clientes de poder "comparar" já é vista em algumas regiões e provavelmente dentro de alguns anos estará presente em todo país e sem dúvida incentivará a busca por qualidade, organização e capacitação dos profissionais envolvidos na atividade de personal trainer.
Abaixo vamos apresentar as 10 principais competências que já são ou serão exigidas pelo mercado. Encare isso como uma auto-avaliação analisando cada competência e atribua uma nota que vai de 0 a 10 pontos para você mesmo. Assim feito some suas notas e considere que a excelência seria alcançada com a nota máxima de 100 pontos e dentro do seu resultado obtido procure se aperfeiçoar e traçar um plano com ações e prazos para melhorar as piores notas.
Vamos às competências do personal trainer de sucesso:
Criatividade: "arte de criar o novo e desenvolver novos caminhos",  o cotidiano de um personal trainer não é nada fácil, todos os dias é preciso tirar um ou alguns coelhos da cartola, isso acontece de várias formas como lidar com recursos escassos no que diz respeito a materiais e estrutura. Se é em uma academia, tudo que foi planejado pode ir por água se o equipamento tiver ocupado. Tem ainda o fato dos clientes com perfis bem diferentes, ofereça diversos tipos de treinamento até encontrar qual mais agrada o cliente sem fugir do objetivo. A criatividade é exigida na necessidade de criar novos caminhos para manter o negócio.
Conhecimento técnico: Você se mantêm atualizado? Todos os anos observamos a introdução de novos conceitos, métodos, equipamentos até mesmo a mudança da ciência, pois o que era informação precisa há 10 anos atrás, pode não ser hoje e será menos ainda daqui há 10 anos. Junto com isso também é fácil de notar que as necessidades dos clientes também estão em constante mudança. Para piorar, as pessoas que geralmente contratam um personal trainer fazem parte de um seleto grupo dotado de muita informação e conhecimento. A grande verdade é que o personal que busca entrar, e se manter por longos anos, nesse tipo de atividade não pode deixar de se atualizar fazendo cursos de extensão universitária, pós graduações, participar de congressos, visitar feiras do setor, ler artigos e estar atento a sites, revistas e jornais sobre as novidades do mercado.
Coaching: "Contrate um personal trainer e leve um psicólogo junto", essa frase sem dúvida poderia ser usada em uma campanha de marketing, isso porque exemplifica bem o cotidiano do atendimento a um cliente. O coaching é muito conhecido como um processo de identificação e evolução de competências técnicas e comportamentais que pela origem da palavra deveria ter começo, meio e fim. Em resumo, é uma estratégia usada para fornecer uma direção mais adequada em prol dos objetivos dos clientes e é muito usado no mundo corporativo. O personal trainer geralmente faz isso, só que é de uma forma desorganizada, pois atua como um "mentor" e usa suas vivências, experiências e conhecimento para aconselhar os clientes em diversas situações como trabalho, relacionamento e estudos. Porém, qualquer atitude, palavra ou conselho que for feito de forma errada pode atrapalhar todo o processo e o cliente desistir do trabalho que está sendo feito. Para minimizar esse risco é necessário o personal obter desde cedo a maior quantidade de experiências possíveis e se possível, procurar cursos e formação nesse sentido.
Relacionamento interpessoal: Quem não conhece um profissional super competente que não consegue prosperar como personal trainer? Nem sempre ter uma grande formação e ser um especialista em determinado assunto vai ser sinônimo de sucesso pois, pensando em uma relação duradoura, é necessário que o cliente se sinta bem com a pessoa que está te orientando. Já presenciei personal brigar feio com o aluno porque o mesmo tinha atrasado 15 minutos para a aula, e é claro que foi a última aula dele com aquele cliente. O aluno sempre tem que pensar, "nossa que legal hoje às 19h eu tenho aula" e por mais que ele não goste da atividade física vai comparecer porque gosta do personal trainer. O resultado de tudo sera uma maior frequência nas aulas com o cliente tendo a sensação de passar uma hora agradável, com uma boa conversa e sempre vai achar que a aula acabou rápido. O bom relacionamento deve acontecer naturalmente trocando experiências com o cliente, contando como foi o dia, com o personal se mostrando pró-ativo, sendo pontual, sendo educado, atencioso, da forma como as mudanças nos treinos são apresentadas e por aí vai.
Organização: Ninguém gosta de bagunça e é claro que os clientes reparam muito nisso. A desorganização pode estar em vários aspectos e é preciso se atentar a todos pois serão muito úteis na retenção dos clientes. O personal trainer precisa mostrar essa organização a todo momento, isso inclui ter um controle detalhado da sua agenda, aprender a administrar melhor seu tempo, guardar bem seus equipamentos de avaliação física e acessórios usados nos treinos, manter a ordem nos locais dos treinos, sempre deixando pesos, anilhas e colchonetes guardados, ter um cadastro dos clientes ativos e inativos, assim como prospecções em andamento. Uma boa estratégia para avaliar sua organização é observar a forma que estão guardados os objetos na sua mochila, quarto e carro, certamente eles são reflexo do seu trabalho.
Acesso a tecnologia: Você lê e responde seus emails todos os dias? Essa é apenas uma forma de mostrar acesso a tecnologia, mas na verdade o que parece óbvio nem sempre faz parte do cotidiano de um personal trainer. Temos várias formas de usar a tecnologia dentro do trabalho, ela pode estar presente na forma de se comunicar com o uso de e-mails, mensagens de texto, celular e mídias sociais assim como no uso para administrar uma carteira de clientes, controlar o fluxo de caixa e ainda no trabalho técnico com a realização da avaliação física e até mesmo a prescrição das atividades. Além disso o mercado vive em ligeira expansão de novidades e sempre aparece algo que pode ajudar a desenvolver um bom trabalho, isso pode ser um novo produto ou método como o TRX ou até mesmo um equipamento como um ipad. Tenha a certeza de que o sucesso contínuo, dependerá de um investimento contínuo.
Vendas: Você vende bem? Sem dúvida essa é a maior limitação da maioria dos profissionais que atuam como personal trainer. No geral, o trabalho ainda é muito receptivo onde o cliente que pretende contratar um personal toma a iniciativa de vir atrás dele. Os profissionais ainda não compreenderam que esse ramo de atividade é como uma empresa e que precisam vender todos os dias e, contrariando o que deveria ser o correto, ainda é muito comum observarmos os profissionais nos bastidores de academias perdendo tempo discutindo e rediscutindo questões técnicas sem se importarem com a questão financeira que seria o fato de aprender a ganhar dinheiro usando tais técnicas. Na formação acadêmica infelizmente o preparo nesse sentido não existe, por isso é preciso procurar algo fora com cursos de extensão ou até mesmo pós graduação.
Marketing Pessoal: Como você se veste? Está de acordo com o serviço que vende? O Marketing é forma de comunicação do serviço de um personal trainer com seus potenciais clientes e está diretamente relacionado à intenção de despertar a necessidade pela compra. O Marketing Pessoal é a forma como o personal se apresenta à sociedade incluindo a estética, aparência física, vestimentas e comportamentos. Não tem jeito, os clientes querem alguém para se inspirar e sem dúvida aquele ditado de "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" não serve para o personal, ou seja, o profissional tem que dar exemplo. Fique atento porque o comportamento é notavelmente percebido pelos clientes como uma vantagem ou desvantagem do Marketing Pessoal, um bom exemplo disso é o fato deles contarem com a discrição sobre determinados assuntos e por isso é preciso tomar cuidado com o que é conversado em uma sessão de treino.
Método de trabalho: Você tem um protocolo de atendimento? O método de trabalho está relacionado com todos os procedimentos que serão administrados com o cliente na busca de atender suas necessidades e objetivos. Certamente um melhor modelo pedagógico vai possibilitar a otimização de resultados e uma maior motivação do cliente. O personal trainer deve ter desenhado qual é o perfil do cliente que vai atender, o que vai ser feito antes de iniciar o treino, de quanto em quanto tempo vai ser feito uma avaliação física, o que terá nessa avaliação, quais serão os indicadores de resultados, quais serão possíveis testes e exames complementares, como essas informações serão armazenadas, como serão entregues os relatórios para os clientes e quais serão os agregados.
Ética e responsabilidade: Você assume seus erros? Já se envolveu com algum aluno?  No campo de atuação da Educação Física as questões éticas são muito discutidas, hoje quase sempre temos em evidência algo negativo na mídia relacionado ao envolvimento da figura do personal trainer com seus clientes e de fato isso acontece por ser um esteriótipo fixado na mente das pessoas que sem dúvida é um dos limitadores do crescimento desse mercado. As discussões éticas não se limitam apenas ao lado sexual pois temos também a honestidade, sinceridade e transparência em jogo. Um personal trainer pode cometer delitos éticos por ser irresponsável como por exemplo faltar em uma aula sem avisar o cliente, isso seria considerado anti-ético porque a informação sobre a "falta" não foi passada ao cliente em tempo hábil e se não tiver acontecido algo grave, o personal certamente vai perder a credibilidade com o cliente. Seguindo essa linha podemos citar o fato de falar algo e não cumprir, chegar quase todos os treinos 10 minutos atrasados, fazer alguma fofoca e por aí vai.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails