segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Os atletas de verão
Fique esperto
- A musculação, além de modelar a silhueta e tonificar, também cumpre o importante papel de proteger as articulações, evitando lesões causadas pela prática de outras modalidades.
- Caminhada é sempre indicada. Para quem está sem praticar atividade física, o ideal é começar com meia hora, três vezes por semana. Ouça seu corpo e vá aumentando freqüência e duração.
- Aproveite a praia e instaure o hábito de fazer uma bela caminhada à beira-mar.
- Pedaladas também são bem-vindas, sempre observando para não exagerar no tempo sobre a bike.
- A pessoa que se exercita sente menos os efeitos da rotina bagunçada do verão, como eventuais excessos na alimentação ou menos horas de sono.
- Antes de iniciar uma atividade física, é recomendada uma visita ao médico para checar condições nos sistemas articulares e cardiovasculares.
- Comece com calma. Você não vai resolver o que não fez durante todo o ano em um ou dois meses. Mas começando devagar, com exercícios aeróbicos e localizados combinados a uma alimentação balanceada, você pode sentir os benefícios para saúde e estética bem rápido.
- Evite a prática de exercício nos horários de sol forte. E, sempre que se exercitar ao ar livre, não esqueça de proteger a cabeça com boné e a pele com protetor solar.
- Roupas leves e tênis adequado também são indispensáveis.- Para quem busca o emagrecimento, pode apostar também na musculação, que acelera o metabolismo.
Consulta: professoras de educação física Rafaella Bella Giustina e Sandra Spiller e o médico ortopedista Leonardo de Mesquita Cruz
Pioneiro - Saúde/ RS - Atividade Física - 15/01/2007
www.educacaofisica.com.br
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Dicas para ter Saúde
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.
Se não quiser adoecer - "Tome decisões"
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
Se não quiser adoecer - "Busque soluções"
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
Se não quiser adoecer - "Aceite-se"
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
Se não quiser adoecer - "Confie"
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.
Se não quiser adoecer - "Não viva SEMPRE triste!"
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.
Postado por: http://www.maineland.blogspot.com/
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
DIA MUNDIAL SEM CARRO - 22 Setembro
É bom andar a pé, como diz a música de Wilson Simoninha. E, no dia 22 de setembro, você tem um motivo a mais para isso: aderir às ações do Dia Mundial sem Carro, criado em 1996 pelos franceses em protesto à poluição ambiental. De lá para cá, cidades do mundo engajaram-se no movimento.A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, que tonifica o corpo e queima muitas calorias , afirma a personal trainer do MinhaVida, Valéria Alvim.
28- Combate a insônia
57- Combate a depressão
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Suplementação alimentar X Atividade física
A nutricionista da USP (Universidade Paulista de São Paulo), Michele Trindade, tira as dúvidas mais freqüentes.
A prática esportiva envolve diversas reações metabólicas que são necessárias para gerar energia para a realização do exercício e essa energia precisa ser restituída. Por isso, a alimentação adequada pode potencializar o desempenho durante o treinamento, modificar os componentes da composição corporal (massa muscular e gordura) e ainda contribuir para a manutenção da saúde.
A alimentação de um atleta é muito importante e deve ser muito bem balanceada para que não falte nenhum nutriente devido ao desgaste físico. A sua suplementação conseqüentemente é diferente da alimentação de uma pessoa sedentária. No cardápio de um esportista não devem faltar:
• Alimentos fontes de carboidratos (pães, massas, cereais, biscoitos, batatas, arroz) que ajudam na reposição da energia gasta durante a atividade física.
• Alimentos ricos em proteína (carnes em geral, leguminosas, ovos, leites e derivados), que auxiliam na manutenção e no aumento da massa muscular.
• Alimentos fontes de gorduras (óleos vegetais), que ajudam no fornecimento de energia e na absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Dê preferência pelas gorduras monoinsaturadas que reduzem os níveis de LDL - colesterol (colesterol ruim) no sangue (abacate, azeite de oliva, nozes, castanhas, amendoim, nos óleos vegetais de canola, de soja) e pelas poliinsaturadas que diminui os níveis de triglicerídeos (peixes de água fria como salmão, atum, sardinha, truta e bacalhau; e também óleos vegetais, como o de soja, o de milho e o de girassol).
• É importante diversificar o consumo de verduras, legumes e frutas para garantir que as necessidades de vitaminas e minerais sejam supridas.Antes e depois da atividade física devem ser tomados alguns cuidados, saiba quais são eles:
ANTES: Normalmente é sugerido o consumo de carboidratos (pães, biscoitos, massas, cereais) antes do treino para que haja manutenção da glicose (açúcar) no sangue e estoque adequado de energia nos músculos. O tipo e a quantidade de carboidrato a ser consumido irá variar de acordo com a modalidade esportiva, o tempo da atividade e o intervalo existente entre a refeição/lanche e o treino.
APÓS: Após a prática de atividade física, são recomendados os carboidratos de fácil absorção como sucos, caldo de cana, pão branco, para a reposição dos estoques de energia utilizados durante a atividade, como também os alimentos fontes de proteínas (carnes, ovos, leguminosas, leite e derivados) para auxiliar na recuperação e aumento da massa muscular.Necessidades específicas de vitaminas e minerais pelos praticantes de esporte.
De um modo geral, as vitaminas e minerais presentes em dietas balanceadas e diversificadas em alimentos, são suficientes paras as necessidades do esportista. Mas o estresse do exercício pode aumentar a necessidade desses nutrientes devido à sua maior utilização ou perda durante a prática esportiva.
A Diretriz Brasileira de Medicina do Esporte recomenda que especificamente atletas em treinamento intenso devem se atentar ao consumo de vitamina C (proporciona melhor resposta imunológica e antioxidante) e E (aprimora ação antioxidante). Além disso, é sugerida atenção especial para a ingestão de alimentos que contêm zinco (benefício ao processo respiratório celular), cálcio (formação e manutenção do tecido ósseo) e ferro (formação de hemoglobinas).
Atletas de fim de semana ignoram riscos
Alguns adoram uma reunião com os amigos no final de semana para bater uma bola. Outros jogam tênis para relaxar e esquecer a semana. Também é comum encontrar os que gostam de cair na piscina e nadar por horas, tentando melhorar o próprio desempenho. Porém, independente de qual seja o caso o importante é acatar as recomendações dos profissionais da área médica e de educação física. Mas, infelizmente, a maioria dos chamados atletas de final de semana ignoram esse procedimento e persistem em correr riscos.
Um bom exemplo é o grupo de amigos que há mais de 15 anos se encontra todos os sábados na Associação Atlética do Banco do Brasil para bater a famosa "pelada". Muitos deles já credenciaram seus filhos, que agora participam da festa que começa dentro das quatro linhas e impreterivelmente termina ao lado do freezer e da churrasqueira.
O representante comercial Osvaldo Mazotini Neto, o Mazola, é um dos freqüentadores assíduos da AABB nos finais de semana. Com 43 anos, Mazola admite que não segue à risca as recomendações médicas. "Eu não me lembro quando, mas eu já fiz um exame cardiológico e não apresentou problema", brinca.
Pelo menos uma vantagem Mazola leva sobre a maioria dos companheiros: pelo menos duas vezes por semana sai para caminhar, o que não evitou que sofresse uma entorse no tornozelo que o deixou longe das atividades físicas por mais de quatro meses. "Me choquei com um amigo e senti uma forte dor. O resultado foi a imobilização do pé por mais de 15 dias, além de mais de três meses de tratamento", comentou o peladeiro. Sobre o encontro semanal com os amigos, o bem humorado Mazola declara: "O futebol de sábado é incontestável, imexível e imulherável", referindo-se ao fato de que nem sua companheira consegue impedir que ele participe da brincadeira de todos os sábados.
O dentista Tarciso Renato Rodrigues, de 47 anos, segue o mesmo exemplo do companheiro - não se prepara adequadamente, porém, diz que realiza um check up anual e que caminha uma vez por semana. "Reconheço que não sou um atleta exemplar, mas procuro não ultrapassar meus limites no encontro de sábado".
Perguntado sobre contusões sofridas nos últimos anos, Tarcísio ironizou: "Embora seja um jogador muito visado em campo - um fenômeno -, não me recordo de ter sofrido uma contusão mais grave". O professor de educação física Cristiano Roberto dos Santos, de 31 anos, é uma exceção na pelada da AABB. Ele pratica atividades físicas todos os dias, intercalando a musculação com o jiu-jítsu. Mas a intensa atividade não o deixa imune às lesões. Ele conta que mesmo bem preparado já sofreu várias entorses. "Já fiquei inativo por causa de pancadas e torções. A contusão pode ser decorrente de falta de aquecimento, alongamento ou até mesmo provocada pelo fato do atleta não respeitar os seus limites", considera o professor.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul - Região/ SP - Atividade Física - 03/09/2007
http://www.educacaofisica.com.br/
Nota do Blog: Os atletas de fim de semana devem tomar medidas simples para prevenir lesões e se condicionar para a atividade como: alongamentos antes e depois das atividades, aquecimento, com o objetivo de preparar a musculatura para a devida atividade, e não menos importante procurar estar mais ativo durante a semana, seja fazendo musculação em academia ou uma caminhada no bairro, para se ter uma idéia, a caminhada, melhora a circulação e a atividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos. Além disso, reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios. Recomenda-se sempre procurar orientação de um Professor de Educação Física.
Quando a tecnologia faz bem ao Esporte
CUBO D’ÁGUA
O Centro Aquático foi construído especialmente para os Jogos de Pequim e demorou quatro anos para ser concluído. Com um formato que imita bolhas e com a iluminação em cor azulada, ganhou o apelido de Cubo D’Água. As empresas que construíram esse belo complexo aquático criaram novas técnicas para alinhar o aço (a estrutura) às membranas de revestimento (as bolhas vistas por fora). Essas bolhas foram feitas com ETFE (etileno tetrafluoretileno, um tipo de plástico super-resistente e de grande transparência). A piscina que consagrou Michael Phelps foi construída com dinheiro de doações e foi eleita pela revista americana Popular Science, como uma das 100 melhores obras de ciência e tecnologia de todos os tempos.
ARENA WUKESONG Quando assistimos às partidas de basquete dos Jogos Olímpicos pela TV, parece que estamos vendo um ginásio da NBA, com arquibancadas confortáveis e um telão de última geração. Parece, mas o local onde ocorrem os jogos é a Arena Wukesong, ou o Cubo de Ouro como é chamada pelos chineses. Para erguer esse gigante, o governo chinês demorou três anos. A arena também é “ecologicamente correta”, já que o seu design permite uma economia de 50% na energia necessária para a aclimatação durante o verão e 70% na calefação, no inverno. Tudo isso graças as decorações externas do ginásio, feitas com colunas de alumínio que refletem 80% dos raios de luz solar que incidem no recinto.
NINHO DE PÁSSARO
O local mais importante dos Jogos, o Estádio Nacional recebeu a bela cerimônia de abertura e também a cerimônia de encerramento, além de estar lá a pira olímpica. Conhecido como Ninho de Pássaro, devido as fortes e impressionantes vigas contorcidas de puro aço que parecem um ninho. O Estádio Nacional custou cerca de US$ 500 milhões aos cofres chineses e a construção desta bela obra prima demorou três anos e meio para ficar pronta. A China o apresentou ao mundo como uma “grande revolução na construção de arenas esportivas, pois tinha a perfeita combinação de elegância e simplicidade”. O Ninho tem assentos para todos os 91 mil espectadores, além de uma infra-estrutura impressionante de luxo para os camarotes e área VIP.
O governo chinês não construiu nenhum elefante branco como nossos dirigentes fizeram no Pan-2007. Todas as obras serão utilizadas com freqüência, afinal a China é uma potência esportiva e investiu US$ 40 bilhões nessa Olimpíada. Para isso contratou os melhores arquitetos, cientistas e especialistas em construções de mega-projetos do mundo inteiro.
Crédito das imagens: Site oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim
* Texto postado originalmente no dia 25 de agosto de 2008
Postado por Guilherme Freitas: www.guilhermefreitas.zip.net
37 ANOS DE GREENPEACE
O Greenpeace comemorou na última segunda-feira 15/09, seus 37 anos de atividade no mundo e quase como um presente, conquistou duas vitórias emblemáticas e significativas. Na Inglaterra, os ativistas que bloquearam a usina a carvão de Kingsnorth, foram absolvidos pela Justiça, sob a alegação de que agiram em defesa do meio ambiente. E nos Estados Unidos, Steve Jobs anunciou uma nova linha de iPods da Apple, livre de substâncias tóxicas como PVC, mercúrio e retardantes de chama a base de brominato, exatamente dois anos depois de iniciada a campanha "Green My Apple" pelo Greenpeace. Tais conquistas são um alento em meio a tantas notícias ruins, licenciamento de Angra 3, liberação do algodão transgênico da Bayer, aumento do desmatamento na Amazônia, isso falando apenas em Brasil. No que depender do Greenpeace, novas vitórias virão e espero que a cada dia mais pessoas abracem essa causa em busca de um mundo melhor.
QUER SABER MAIS CLIQUE AQUI: www.greenpeace.org
Postado por www.maineland.blogspot.com
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Avaliação Física: Indispensável à prática de exercícios físicos!
Entretanto, o exercício físico só pode ser prescrito adequadamente se precedido de uma avaliação física eficiente. É indispensável ao profissional de educação física conhecer o nível de aptidão física inicial do seu cliente no que diz respeito à postura, composição corporal, força e resistência muscular, flexibilidade, além da resistência cardiopulmonar.
É a partir desta avaliação física que o profissional poderá prescrever os exercícios com segurança, a fim de atender às necessidades e aos objetivos do praticante. Além disso, a realização de reavaliações periódicas permite identificar a eficiência do programa de exercícios físicos e a necessidade de possíveis adaptações em função dos resultados obtidos.
Fazer exercícios físicos sem a realização de uma avaliação física é como tomar medicação sem realizar exames diagnósticos que identifiquem o que o paciente tem e qual o tipo de tratamento adequado, ou seja, os resultados nunca serão satisfatórios e poderá ocasionar riscos a saúde.
Muitas vezes os clientes de academia não dão importância para a avaliação física, pensando que é apenas mais um custo para que possam se exercitar; entretanto, deveriam encará-la como uma forma de identificar possíveis riscos à saúde, de conhecer a aptidão física e as reais necessidades do seu corpo, de acompanhar sua evolução ao longo do programa de exercícios.
É incrível que ainda existam profissionais de educação física que prescrevam exercícios sem qualquer tipo de avaliação prévia, ou que existam academias que permitam isto.
A realização da avaliação física deve ser vista com a sua devida importância: "um dever de quem prescreve exercícios físicos e um direito de quem os pratica".
Fonte: Prof. Dr. Roberto Fernandes da Costa Consultor Científico da American Medical do Brasil
Diretor Científico do Centro de Estudos e Pesquisas Sanny – CEPS
Fonte: Centro de Estudos e Pesquisas Sanny - CEPS 12/5/2008
http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/news_detalhe.asp?Editoria=3 &Id=652
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
UMA VILÃ MUNDIALMENTE TEMIDA
Ela é uma das doenças mais temidas pela humanidade. Hoje suas vítimas são cerca de 171 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mas até 2030 poderá haver o dobro de enfermes. Só no Brasil são 22 milhões doentes, ou 12% da população. Ela está no top 5 das doenças que mais matam pessoas no mundo e está cada vez mais perto do topo desta lista. Não estamos falando da hanseníase, AIDS ou obesidade, como o Blog da Comunicação já publicou em matérias anteriores. A vilã de hoje chama-se diabetes.
A diabetes ocorre por dois motivos. Um deles é a falta de insulina. Isso ocorre quando o pâncreas não produz essa substância ou quando ela é produzida em baixa quantidade. Por falta da insulina, a glicose não entra nas células. Este tipo de Diabetes pode ser contraído devido a infecções e chama-se Diabettes Mellitus tipo 1, ou DM tipo 1.O outro é quando existe um mau funcionamento ou uma diminuição dos receptores das células, pois a produção de insulina é normal. Como os receptores estão falhando a insulina não consegue fazer com que o corpo recebe glicose. Esta é a Diabettes Mellitus tipo 2, ou DM tipo 2, que dependendo do caso pode ser hereditária.
Além de atingir mais de um décimo da população brasileira, a diabetes também outras vítimas espalhadas pelo mundo. Portugal tem 500 mil diabéticos em seu território, ou 5% de sua população total. Nos Estados Unidos, um dos países menos saudáveis do mundo, existem mais de 6 milhões de diabéticos e cerca de 41 milhões com tendências pré-diabéticas segundo a American Diabtes Association. Segundo a OMS haverá um grande aumento no número de diabéticos na África e na Ásia até 2030.
A diabetes é uma doença que se caracteriza por complicar diversos setores do corpo humano. Seus principais sintomas são a poliúria (quando uma pessoa urina com freqüência), polidipsia (aumento na ingestão de líquidos) e polifagia (aumento no apetite), além da perda de peso e a fadiga. A poliúria faz com que o diabético perca muita glicose quando urina, causando uma desidratação. Com isso o individuo passa para a polidipsia, ingerindo líquido em excesso. Outra coisa que atrapalha o paciente diabético é a ingestão de bebidas com muito teor de açúcar em doses excessivas. Refrigerantes diets são recomendados para quem sofre desta doença.
Os médicos recomendam que um paciente com diabetes deve seguir um tratamento baseado em cinco conceitos: Conscientização e educação do paciente, alimentação e dieta adequada, vida ativa, medicamentos indicados (hipoglicemiantes orais e insulina) e monitoração dos níveis de glicose e hemoglobina glicada. Caso um diabético siga essas instruções ele terá menos problemas para adaptar a sua vida a doença e correrá menos riscos de complicar sua saúde.
A diabetes é uma doença crônica e atualmente não tem cura. Portanto se o paciente não se cuidar bem, tomar medicamentos de maneira correta pode acabar.
Para diabéticos é recomendável Refrigerante Diet. Crédito: Divulgação
Texto escrito por Guilherme Freitas, jornalista, blogueiro e um grande amigo que tenho.Blog pessoal: www.guilhermefreitas.zip.net
Blog da Comunicação: www.blogdacomunicacao.com.br
O Blog da Comunicação é um projeto em constante desenvolvimento, que conta atualmente com 14 blogueiros, um espaço democrático de interação entre o jornalismo e a sociedade.
Discóbulo de Míron
domingo, 31 de agosto de 2008
Sejam bem - vindos!
O meu objetivo com este Blog é divulgar artigos, publicações de autores relacionados à Atividade Física, Esporte, Saúde e Bem – Estar, ou seja, minha área de atuação e formação, onde sou Graduado em Educação Física e estou Graduando Fisioterapia.
Fique a vontade para deixar um comentário ou então para enviar um e-mail com suas opiniões, notícias relacionadas ao temas propostos aqui, e por que não críticas? Sim! Elas são importantes, e fazem deste Blog um espaço democrático e interativo.
Sejam bem – vindos!
Um abraço, Thomaz Silva.